Grafite

modos de demarcar a cidade e redesenhar a paisagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44451

Palavras-chave:

grafite, espaço público, marcas identitárias

Resumo

Quando em deslocamento pelas vias e espaços públicos, nos deparamos com variadas formas de expressões artísticas que vão redesenhando a paisagem que se cola aos nossos olhos. Pretendemos discutir, a partir de intervenções artísticas, a marca identitária dos artistas que utilizam a linguagem do grafite e que ocupam áreas centrais da capital capixaba, as quais seriam vazios urbanos, se não fossem essas intervenções e sua capacidade de nos fazer ver a cidade para além da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Gandini, IFES

Professor de Artes (PEBTT / IFES 2017 - atual), Campus Centro-Serrano, Artista Visual e Policial Militar da Reserva, doutorado em Artes em andamento (PPGA/UFES), Mestre em Educação (PPGE/UFES/2016), Especialização em Educação Inclusiva e Diversidade (ISECUB/2010), graduado em Artes Visuais (UFES/2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos campos da Arte contemporânea, Artes visuais, Foto instalação, Instalação e audiovisual. Integrante do Coletivo Ato Falho. Pesquisador nos grupos: Grupo de Pesquisa Arte Experimentação (IFES), Grupo de Pesquisas em Agricultura Familiar Sustentabilidade (IFES), Estudos da Paisagem (UFES) e Processos Criativos em Gravura (UFES) e do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte (LEENA).

Jovani Dala Bernardina, PPGA-UFES

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, Bolsista CAPES, Bacharel em Artes Plásticas (2022) pela Universidade Federal do Espírito Santo, Licenciada em Artes (2023) pela UNIASSELVI. Participou dos projetos: Prospecção e Construção Poética e A Paisagem Colonizada na América Latina atuando nos temas: processo de criação; umwelt; estudos da paisagem; identidade cultural; territorialidade e design urbano. Integrante do Coletivo Ato Falho. Pesquisadora nos grupos: Estudos da Paisagem; Processos Criativos em Gravura e no LEENA - Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes.

Referências

BERTRAND, J.; BERTRAND, C. Uma Geografia Transversal e de Travessias: o meio ambiente através dos territórios e das temporalidades. Tradução: PASSOS, M.M.S. Maringá: Ed. Massoni, 2009.

DANTO, Arthur C. Após o Fim da Arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História / Arthur C. Danto: trad. Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

FARRELLY, Lorraine. Fundamentos de arquitetura. Tradução Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2010.

FERREIRA, Manuela Lowenthal; KOPANAKIS, Annie Rangel. A cidade e a arte: um espaço de manifestação. Tempo da Ciência, v. 22, n. 44, Toledo-PR, 2° semestre de 2015.

HALL, Stuart. Pensando a Diáspora (Reflexões Sobre a Terra no Exterior). In: Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Liv Sovik (org.); Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lope Louro - 11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MACÊDO, Érika Sabino de. Pelos muros da cidade: uma leitura de imagem do graffiti de Vitória. Vitória, Érika Sabino de Macêdo, 2016.

PEDROSA, Mário. Forma e Percepção Estética: Textos Escolhidos II / Mário Pedrosa; Otília Arantes (org.). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

PROSSER, Elisabeth Seraphim. Intervenção Urbana: vandalismo ou arte?. In: I Colóquio nacional do núcleo de estudos em espaço e representações, 2007, Curitiba. Anais...Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Depto de Geografia, 2007.

ZERWES, Erika. A Fotografia eloquente: arte e política em Rodchenko. Revista História Social. n. 13. São Paulo. Campinas: 2007. p. 139-149. Disponível em:<http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/rhs/article/viewFile/214/206>. Acesso em 25 de novembro de 2023.

TUAN, Yi-Fu. – Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente; Tradução: Lívia de Oliveira, Londrina, Eduel, 2012.

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

Gandini, M. M., & Bernardina, J. D. (2024). Grafite: modos de demarcar a cidade e redesenhar a paisagem. Revista Do Colóquio, 14(23), 98–112. https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44451

Edição

Seção

Artigos