DISPOSITIVO DE CONFISSÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.31924

Palavras-chave:

Discurso, Formação, Práticas de si, Confissão

Resumo

É no domínio de reflexões teóricas acerca das práticas de si que os estudos foucaultianos têm interrogado sobre o modo como, nas sociedades modernas, os sujeitos produzem experiências de si a partir de tecnologias de objetivação e subjetivação, tendo a confissão como um importante dispositivo que, não estando mais restrito à institucionalização eclesiástica, é mobilizado por diferentes aparatos institucionais produtores de subjetividades. Dessa perspectiva teórica, este trabalho tem por objetivo analisar, em escritas de professores da escola básica, como a confissão produz representações e subjetivações de professores no domínio de um programa nacional de formação docente. O corpus é constituído de relatos escritos durante uma formação realizada pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no período de 2014 a 2017, em Marabá, PA. Os discursos que circulam nos relatórios escritos, compreendidos como “práticas de si”, traduzem-se em dispositivos de confissões por meio dos quais os professores se subjetivam e são subjetivados como profissionais polivalentes, a partir de uma ordem política totalizadora e individualizante, ao mesmo tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edileide Patrícia Câmara Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED Marabá-PA)

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED Marabá-PA).

Nilsa Brito Ribeiro, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora do Instituto de Linguística, Letras e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Referências

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. vol. III. Rio de Janeiro: 34, 1996.

DELEUZE, G. Foucault. Trad. Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.

FARIAS, I. M. Diferenças entre polivalência e politecnia: implicações para a formação sobre o trabalho no processo educativo. Educação Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 23, p. 11‐19, jan./jun. 1998.

FOUCAULT, M. A tecnologia política dos indivíduos. In: FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política (Ditos & Escritos V). Organização de Manuel Barros da Motta. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2006e [1988]. p. 301-318.

FOUCAULT, M. Foucault. In: FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política (Ditos & Escritos V). Organização de Manuel Barros da Motta. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006d. p. 344 -239.

FOUCAULT, M. Uma estética da existência. In: FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política (Ditos & Escritos V). Organização de Manuel Barros da Motta. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006c [1984]. p. 288-293.

FOUCAULT, M. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política (Ditos & Escritos V). Organização de Manuel Barros da Motta. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b [1984]. p. 264-287.

FOUCAULT, M. A escrita de si. In: FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política (Ditos & Escritos V). Organização de Manuel Barros da Motta. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a [1983]. p. 144-162.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000 [1966].

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. Curso dado no Collège de France. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008 [1979].

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010 [1981].

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

GOMES, G. S. Práticas discursivas de subjetivação do professor: técnicas de biopolíticas, 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2019.

LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 35-86.

RUSSI, P. Legem Habemus: dispositivo de confissão. In: SOUZA. K. M. de (Org.). Dispositivos de poder/saber em Foucault: biopolítica, corpo e subjetividade. São Paulo: Intermeios; Goiânia:UFG, 2015. p. 31-42.

Downloads

Publicado

30-12-2020