NORMA-PADRÃO, NORMA GRAMATICAL E NORMA CULTA NO BRASIL

CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA ESCRITA

Autores

  • Gilson Costa Freire Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32219

Palavras-chave:

Variação, Normas, Escrita, Ensino

Resumo

Considerando a orientação da BNCC (BRASIL, 2017) de levar ao conhecimento do aluno a norma-padrão, este artigo visa discutir os limites propostos por Faraco (2008) entre norma-padrão, norma gramatical e norma culta, evidenciando convergências e divergências, como contribuição para a abordagem das práticas de escrita da sociedade letrada no eixo da Análise Linguística, previsto nas orientações nacionais para a disciplina de Português. Este estudo ancora-se em pressupostos da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006) e suas contribuições ao ensino (VIEIRA; FREIRE, 2014), como o contínuo de oralidade-letramento de Bortoni-Ricardo (2004) associado ao de gêneros textuais de Marcuschi (2010). Para observar a norma gramatical, examinam-se tópicos de morfossintaxe em gramáticas normativas de referência; para evidenciar a norma culta escrita, aduzem-se resultados de pesquisas sobre fenômenos morfossintáticos variáveis em textos jornalísticos. A análise das gramáticas demonstrou que elas não apresentam diferenças significativas perante a norma-padrão. Os resultados das pesquisas variacionistas revelaram que a norma culta escrita brasileira contém estruturas linguísticas conservadoras e inovadoras, porém com maior proximidade da norma-padrão nos textos situados no campo [+ escrito] do contínuo de modalidade.

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Publicado

30-12-2020