O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO INTRATÓPICA EM CARTAS DE LEITOR DE JORNAIS PAULISTAS DO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32430

Palavras-chave:

Organização Tópica, Tópico Discursivo, Processos de Construção Textual

Resumo

A organização tópica é a organização de um texto em tópicos hierarquicamente inter-relacionados e a construção e a linearização de grupos de enunciados que desenvolvem esses tópicos. Chama-se de segmento tópico mínimo (SegT mínimo) cada grupo de enunciados que desenvolve um dos tópicos mais específicos da hierarquização tópica de um texto, e a combinação de (grupos de) enunciados dentro de SegTs mínimos constitui o processo denominado de organização intratópica. O objetivo deste trabalho é analisar a organização intratópica de cartas de leitor publicadas em jornais paulistas no século XXI. O quadro teórico adotado é o da Gramática Textual-Interativa, e o material de análise é constituído pelo total de 250 cartas, extraídas dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Os resultados indicam que parte considerável dessas cartas segue uma regra geral de organização intratópica que prediz a construção de SegTs mínimos mediante o encadeamento potencial das unidades de Introdução, Posição, Suporte, Interpelação e Desfecho, nessa ordem sequencial, sendo cada unidade caracterizada em termos da função que exerce no desenvolvimento do tópico do SegT mínimo.

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Biografia do Autor

Eduardo Penhavel, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); licenciado em Letras – Português/Francês pela mesma instituição. É professor do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP, câmpus de São José do Rio Preto.

Gabriela Andrade de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (UNESP); mestra em Estudos Linguísticos pela UNESP; bacharela em Moda pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). É professora bolsista do curso de Licenciatura em Letras da UNESP e facilitadora EaD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

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Publicado

30-12-2020