O que significa ser um "bom" produtor de artigo acadêmico para graduandos de um curso de Letras?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i33.37536

Palavras-chave:

Letramentos Acadêmicos, Gêneros Discursivos, Linguística Aplicada

Resumo

Neste artigo, objetiva-se analisar os significados de ser um bom produtor de artigo acadêmico para graduandos de um curso de Letras: Língua Portuguesa de uma universidade federal brasileira. Fundamenta-se na articulação entre os pressupostos teóricos dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 2019; ZAVALA, 2010) e as noções de gênero discursivo e de esfera da atividade humana (BAKHTIN, 2017). Metodologicamente, desenvolve-se no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, FABRÍCIO, 2019), apresentando natureza qualitativa e interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008). No que concerne à geração de dados, a pesquisa apresenta classificação híbrida, do tipo exploratória (GIL, 1994) e experiencial (MICCOLI, 2014). O corpus analisado é constituído de registros de uma sessão reflexiva realizada remotamente, via Google Meet, com quatro licenciandos do curso de Letras: Língua Portuguesa. Os resultados alcançados evidenciam que, ao caracterizarem o que significa ser um bom produtor de artigo acadêmico, os participantes da pesquisa destacam, predominantemente, elementos relacionados ao domínio das condições de produção e do conteúdo temático do gênero, bem como problematizam questões ideológicas e identitárias que constituem a produção e a publicização de artigo acadêmico. Esses resultados ampliam os debates sobre a produção de gêneros acadêmicos e incitam profícuas reflexões sobre o que significa ser um bom produtor de artigo acadêmico na área de Letras.

Downloads

Biografia do Autor

  • Danielly Silva, Universidade Federal de Campina Grande

    Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2018), especialização em Linguística Aplicada a educação pela Faculdade Faveni - Faculdade Venda Nova do Imigrante (2020). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos acadêmicos; escrita; citação na publicação de textos. Já participou do projeto PIBID (2015); do PIBIC 2015-2017, assim como atuou dois anos (2018-2020) como professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

  • Elizabeth Silva, Universidade Federal de Campina Grande

    Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto III da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Ensino de Línguas e Formação Docente. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, abordagens de ensino de escrita acadêmica, gêneros acadêmicos escritos.

Referências

ALVES, M. F.; MOURA, L. O. A escrita de artigo acadêmico na universidade: autoria x plágio. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 69, n. 3, p. 77-93, dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/K8drP4gCkYmt7XR5Jcbbsvx/?lang=pt. Acesso em: 11 ago. 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação - artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT. 2018.

AVILA REYES, N. Postsecondary writing studies in Hispanic Latin America: Intertextual dynamics intellectual influence. London Review of Education, v. 15, n. 1, p. 21-37, mar. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315482018_Postsecondary_writing_studies_in_Hispanic_Latin_America_Intertextual_dynamics_and_intellectual_influence. Acesso em: 11 ago. 2022.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.

BERNARDINO, C. G.; VALENTIM, D. L. O gênero artigo acadêmico e a cultura disciplinar da área do Direito: as primícias de uma análise sociorretórica. Revista Virtual de Letras, Jataí, v. 8, n. 2, p. 122-141, ago./dez. 2016. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/380.pdf. Acesso em: 11 ago. 2022

BEZERRA, B. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/zDHwLv4hn3BHrx986d4NZBt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 11 ago. 2022

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

CARLINO, P. Alfabetización académica diez años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 18, n. 57, p. 355-381, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14025774003. Acesso em: 13 jan. 2022.

DELCAMBRE, I.; DONOHUE, T. ‘What’s at stake in different traditions? Les Littéracies Universitaires and Academic Literacies’. In: LILLIS, T; HARRINGTON, K.; LEA, M. (org.) Working with academic literacies: case studies towards transformative practice, Parlor Press, 2015. p. 227-236. Disponível em: https://wac.colostate.edu/books/perspectives/lillis/. Acesso: 10 jan. 2022.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. 10, n. 4, p. 357-369, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 11 ago. 2022.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 170f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 11 ago. 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

KLEIMAN, A. B.; VIANNA, C.; GRANDE, P. B. A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Calidoscópio, v. 17, n. 4, p. 724–742, dez. 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.04. Acesso em: 11 ago. 2022.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

LEA, M. R; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 11 ago. 2022.

LEA, M.; STREET, B. O modelo dos letramentos acadêmicos: teoria e aplicações. Trad.: Komesu e Fischer. Revista da USP, v. 16, n. 2, p. 477–493, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407. Acesso em: 11 ago. 2022.

LILLIS, T. “Whose Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, p. 127-140. 1999.

LILLIS, T.; SCOTT, M. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics, v. 4, p. 5-32, jan. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/42798579_Defining_academic_literacies_research_Issues_of_epistemology_ideology_and_strategy. Acesso em: 11 ago. 2022.

LILLIS, T. ‘Academic literacies’: sustaining a critical space on writing in academia. Journal of Learning Development in Higher Education, n. 1, v. 15, p. 02-18. 2019. Disponível em: https://journal.aldinhe.ac.uk/index.php/jldhe/article/view/565. Acesso em: 10 ago. 2022.

MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/447V3NsPPCpdQNBfgGLdd8n/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 ago. 2022.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas. 2002.

MICCOLI, L.S.; LIMA, C.V.A. Experiências em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 49-72, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984- 63982012000100004&script=sci_arttext. Acesso em: 10 jan. 2022.

MICCOLI, L. S. Pesquisa experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

MOITA LOPES, L. P.; FABRÍCIO, B. F. Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, v. 17, n. 4, p. 711–723, dez. 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.03. Acesso em: 11 ago. 2022.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PEREIRA, R. C. M.; BASÍLIO, R.; LEITÃO, P. D. V. Artigo científico: um gênero textual caleidoscópico. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 33, n. 3, p. 663–695, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/nFwdCLKPHGDY5TPnVJXN9dc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 ago. 2022.

PINHEIRO, P. (Novas) práticas de letramentos e contribuições para a Linguística Aplicada. In: SILVA, W. (org.). Contribuições sociais da linguística aplicada: uma homenagem a Inês Signorini. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. p. 163-183.

ROBINSON-PANT, A.; STREET, B. Students’ and tutors’ understanding of new academic literacy practices. In: CASTELLÓ, Montserrat; DONAHUE, Christiane (ed.). University writing: selves and texts in academics societies. UK: Brill Academic Publishers, p. 71-92. 2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, M. C.; BOTELHO, L. S.; OLIVEIRA, M. C. C. A produção de resumos acadêmicos na universidade: percepções de modelos de ensino-aprendizagem na perspectiva dos letramentos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 60, n. 2, p. 580-594, mai./ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/zBRxjr5GLSxyPvg58yVnh9t/. Acesso em: 11 ago. 2022.

SILVA, E. M. da. Um estudo de caso da escolarização de textos lidos e produzidos em contexto acadêmico. 2017. 170f. Tese (Doutorado em Educação e Linguagem) – Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://www. bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOSAU8K68/tese_ de_doutorado___elizabeth_silva___fae_ufmg_2017.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jan. 2022.

SILVA, E. M.; CASTANHEIRA, M. L. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de graduação. Revista Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 2-21, set./dez. 2019. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/519. Acesso em: 10 jul. 2022.

SILVA, E. M.; SILVA, M. A. S. A.; CUNHA, R. L. O que é um bom artigo científico? Concepções de estudantes do curso de Engenharia Elétrica. Rev. Bras. Estud. Pedagogia. Brasília, v. 101, n. 259, p. 771-786, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/QnRsdzdspRZYPNNTdHTss3P/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2022.

STREET, B. What´s new in New Literacy Studies? Current Issues in Comparative Educacion, v. 5, n. 2, p. 77-91, mai. 2003. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/25734_5_2_street.pdf. Acesso em: 11 ago. 2022.

STREET, B. Dimensões escondidas na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541. Acesso em: 11 ago. 2022.

ZAVALA, V. Quem está dizendo isso? Letramento acadêmico, identidade e poder no ensino superior. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. (org.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 71-9.

Downloads

Publicado

14-09-2022