O uso da tarefa de cloze no delineamento experimental de estudos sobre o processamento linguístico antecipatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i33.37602

Palavras-chave:

Antecipação, Cloze, Verbos, Informações temáticas

Resumo

Este trabalho enfatiza a necessidade de realização da tarefa de cloze (TAYLOR, 1953) em experimentos que investigam o processamento linguístico antecipatório. Estudos sobre a ocorrência de antecipação no processamento linguístico propõem que, durante a compreensão, o falante procura antecipar, com o máximo de certeza, os desdobramentos das sentenças ao longo do tempo. Na literatura psicolinguística, a tarefa de cloze é uma das formas utilizadas para se mensurar a previsibilidade de uma palavra em um determinado contexto. A tarefa apresentada neste artigo verificou como se caracteriza o comportamento de subseleção de argumentos internos por 520 verbos. O conhecimento desse comportamento pode ser utilizado em experimentos que investigam o processamento antecipatório, uma vez que argumentos frequentemente subselecionados por certos verbos – cujas probabilidades de cloze são muito altas – podem direcionar a antecipação de traços semânticos de determinados itens lexicais. Os resultados mostraram que os verbos em português brasileiro podem apresentar diferentes comportamentos de subseleção de argumentos, o que pode refletir na antecipação de traços semânticos de argumentos internos muito esperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Brandão Vieira, Universidade de Brasília

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora substituta no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília.

Referências

ASHBY, J.; RAYNER, K.; CLIFTON, C. Eye movements of highly skilled and average readers: Differential effects of frequency and predictability. The Quarterly Journal of Experimental Psychology Section A, v. 58, n. 6, p. 1065–1086, 2005.

BALOTA, D. A.; POLLATSEK, A.; RAYNER, K. The interaction of contextual constraints and parafoveal visual information in reading. Cognitive psychology, v. 17, n. 3, p. 364–390, 1985.

BORBA, F. S. (Coord.) Dicionário gramatical de verbos do português contemporâneo. São Paulo: Unesp, 1990.

BICKNELL, K.; ELMAN, J. L.; HARE, M.; MCRAE, K.; KUTAS, M. Effects of event knowledge in processing verbal arguments. Journal of Memory and Language, v. 63, n. 4, p. 489–505, nov. 2010.

BUBIC, A.; VON CRAMON, D. Y.; SCHUBOTZ, R. I. Prediction, Cognition and the Brain. Frontiers in Human Neuroscience, v. 4, 22 mar. 2010. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2904053/. Acesso em: 17 fev. 2022.

BUTZ, M. V. Anticipation for learning, cognition and education. On the Horizon, v. 12, n. 3, p. 111–116, set. 2004.

CLARK, A. Whatever next? Predictive brains, situated agents, and the future of cognitive science. Behavioral and brain sciences, v. 36, n. 3, p. 181–204, 2013.

DELONG, K. A.; URBACH, T. P; KUTAS, M. Probabilistic word pre-activation during language comprehension inferred from electrical brain activity. Nature Neuroscience, v. 8, n. 8, p. 1117–1121, ago. 2005.

DELONG, K. A.; URBACH, T. P.; GROPPE, D. M.; KUTAS, M. Overlapping dual ERP responses to low cloze probability sentence continuations: Dual ERPs to low probability sentence continuations. Psychophysiology, v. 48, n. 9, p. 1203–1207, set. 2011.

EHRLICH, S. F.; RAYNER, K. Contextual effects on word perception and eye movements during reading. Journal of verbal learning and verbal behavior, v. 20, n. 6, p. 641–655, 1981.

FEDERMEIER, K. D. Thinking ahead: The role and roots of prediction in language comprehension. Psychophysiology, v. 44, n. 4, p. 491–505, jul. 2007.

FEDERMEIER, K. D. et al. Multiple effects of sentential constraint on word processing. Brain research, v. 1146, p. 75-84, 2007.

FEDERMEIER, K. D.; KUTAS, M. A Rose by Any Other Name: Long-Term Memory Structure and Sentence Processing. Journal of Memory and Language, v. 41, n. 4, p. 469–495, nov. 1999.

KUPERBERG, G. R. Separate streams or probabilistic inference? What the N400 can tell us about the comprehension of events. Language, Cognition and Neuroscience, p. 1–15, 2016.

KUPERBERG, G. R.; JAEGER, T. F. What do we mean by prediction in language comprehension? Language, Cognition and Neuroscience, v. 31, n. 1, p. 32–59, 2 jan. 2016.

KUTAS, M.; HILLYARD, S. A. Reading senseless sentences: Brain potentials reflect semantic incongruity. Science, v. 207, n. 4427, p. 203–205, 1980.

KUTAS, M.; HILLYARD, S. A. Brain potentials during reading reflect word expectancy and semantic association. Nature, v. 307, n. 5947, p. 161, 1984.

KUTAS, M.; VAN PETTEN, C. K. Psycholinguistics electrified: Event-related potential investigations. In: GERNSBACHER, M. A. (Org.). Handbook of psycholinguistics. Cambridge: Academic Press, 1994. p. 83–143.

KUTAS, M.; VAN PETTEN, C. K.; KLUENDER, R. Psycholinguistics electrified II (1994–2005). In: TRAXLER, M.; GERNSBACHER, M. A. (Org.). Handbook of Psycholinguistics. 2 ed. Cambridge: Elsevier, 2006. p. 659–724.

MATSUKI, K.; CHOW, T.; HARE, M.; ELMAN, J. L.; SCHEEPERS, C.; MCRAE, K. Event-based plausibility immediately influences on-line language comprehension. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 37, n. 4, p. 913–934, 2011.

MCRAE, K.; FERRETTI, T. R.; AMYOTE, L. Thematic Roles as Verb-specific Concepts. Language and Cognitive Processes, v. 12, n. 2–3, p. 137–176, 1 mar. 1997.

NIEUWLAND, M. S.; POLITZER-AHLES, S.; HEYSELAAR, E.; SEGAERT, K.; DARLEY, E.; KAZANINA, N.; WOLFSTHURN, S. V. G. Z.; BARTOLOZZI, F.; KOGAN, V.; ITO, A.; MÉZIÈRE, D.; BARR, D. J.; ROUSSELET, G.; FERGUSON, H. J.; BUSCH-MORENO, S.; FU, X.; TUOMAINEN, J.; KULAKOVA, E.; HUSBAND, E. M.; DONALDSON, D. I.; KOHÚT, Z.; RUESCHEMEYER, S.-A.; HUETTIG, F.. Large-scale replication study reveals a limit on probabilistic prediction in language comprehension. eLife, v. 7, p. 1-24, 3 abr. 2018.

RAYNER, K.; WELL, A. D. Effects of contextual constraint on eye movements in reading: A further examination. Psychonomic Bulletin & Review, v. 3, n. 4, p. 504–509, 1996.

ROLAND, D.; YUN, H.; KOENIG, J. P.; MAUNER, G. Semantic similarity, predictability, and models of sentence processing. Cognition, v. 122, n. 3, p. 267–279, mar. 2012.

SHAOUL, C.; BAAYEN, H.; WESTBURY, C. N-gram probability effects in a cloze task. The Mental Lexicon, v. 9, p. 1-43, 2014.

STAUB, A. The effect of lexical predictability on eye movements in reading: Critical review and theoretical interpretation. Language and Linguistics Compass, v. 9, n. 8, p. 311–327, 2015.

TAYLOR, W. L. “Cloze procedure”: A new tool for measuring readability. Journalism quarterly, v. 30, n. 4, p. 415-433, 1953.

VAN BERKUM, J. J. A.; BROWN, C. M.; ZWITSERLOOD, P.; KOOIJMAN, V.; HAGOORT, P. Anticipating upcoming words in discourse: evidence from ERPS and reading times. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 31, n. 3, p. 443–467, 2005.

VAN PETTEN, C.; KUTAS, M. Interactions between sentence context and word frequencyinevent-related brainpotentials. Memory & cognition, v. 18, n. 4, p. 380–393, 1990.

VAN PETTEN, C.; LUKA, B. J. Prediction during language comprehension: Benefits, costs, and ERP components. International Journal of Psychophysiology, v. 83, n. 2, p. 176–190, fev. 2012.

WARREN, T.; MCCONNELL, K. Investigating effects of selectional restriction violations and plausibility violation severity on eye-movements in reading. Psychonomic bulletin & review, v. 14, n. 4, p. 770–775, 2007.

WICHA, N. Y. Y.; MORENO, E. M.; KUTAS, M. Anticipating words and their gender: an event-related brain potential study of semantic integration, gender expectancy, and gender agreement in Spanish sentence reading. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 16, n. 7, p. 1272–1288, set. 2004.

Downloads

Publicado

14-09-2022