Pesquisa bibliográfica descritiva sobre o desenvolvimento da consciência metalinguística e a ocorrência de processos de transferência linguística na alfabetização e leitura bi/multilíngue

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40195

Keywords:

alfabetização e letramento bi/multilíngue, consciência metalinguística, processos de transferência

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica descritiva sobre o desenvolvimento da alfabetização, do letramento e da leitura de crianças bilíngues com foco no desenvolvimento da consciência metalinguística, bem como na ocorrência de processos de transferência linguística de L1 para L2 e vice-versa em bilíngues. O estudo segue uma visão do bilinguismo como um fenômeno dinâmico, que é influenciado por fatores contextuais, sociais, culturais, linguísticos e cognitivos (Grosjean, 1989; Hamers; Blanc, 2004). O método de pesquisa adotado para coleta de dados foi adaptado do referencial de Paré e Kitsiou (2017) para revisões descritivas da literatura. A seleção dos materiais restringiu-se à pesquisa em línguas alfabéticas romanas, nos seguintes pares linguísticos: inglês-português, português-inglês, inglês-espanhol, espanhol-inglês. Os resultados indicam que as práticas de letramento bilíngue promovem uma melhor consciência metalinguística nas crianças e confirmam a ocorrência de transferências de habilidades linguísticas, bem como de leitura e escrita, entre L1 e L2. Além disso, os resultados sugerem uma abordagem translíngue para a alfabetização e o letramento bi/multilíngue de forma que a diversidade linguística, cognitiva, social e cultural dos alunos bilíngues seja reconhecida como recursos válidos para a alfabetização e o letramento bi/multilíngue.

Downloads

Author Biographies

  • Claudia Winfield, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro do Núcleo de Estudos em Leitura (NEL), grupo cadastrado no CNPq desde 2002.

  • Dra. Lêda Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Letras (Estudos da Linguagem) (UFSC). Tem pós-doutorado em processamento da linguagem e neurociências pela Carnegie Mellon University (1999-2000) e pela University of Auckland (2018). É Professora Titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Leitura (NEL), grupo cadastrado no CNPq desde 2002.

References

BAKHTIN, M.M. The dialogic imagination: Four essays. C.EMERSON; M. HOLQUIST, EDS. & TRANS. Austin, TX: University of Texas Press, 1981.

BIALYSTOK, E. Factors in the growth of linguistic awareness. Child Development, v. 57, n.2, p.498-510, Apr. 1986. DOI 10.2307/1130604. Available athttps://doi.org/10.2307/1130604. Access Oct.3rd.2022.

BIALYSTOK, E. Bilingualism in development: Language, literacy, and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

BIALYSTOK, E. Acquisition of literacy in bilingual children: A framework for research. Language Learning, 57(Suppl 1), p.45-77, 2007. DOI 10.1111/j.1467-9922.2007.00412.x. Available athttps://doi.org/10.1111/j.1467-9922.2007.00412.x. Access Oct. 3rd. 2022.

BIALYSTOK, E.; MAJUMDER, S. The relationship between bilingualism and the development of cognitive processes in problem solving. Applied Psycholinguistics, v. 19, n.1, p.69-85, Jan. 1998. DOI 10.1017/S0142716400010584 Available athttps://doi.org/10.1017/S0142716400010584. Access Oct. 3rd. 2022.

BIALYSTOK, E.; MAJUMDER, S.; MARTIN, M.M.Developing phonological awareness: Is there a bilingual advantage? Applied Psycholinguistics, v.24, n. 1, p. 27-44,Mar. 2003. DOI 10.1017/S014271640300002X. Available at https://doi.org/10.1017/S014271640300002X. Access Oct. 3rd. 2022.

BIALYSTOK, E.; RYAN, E. B. Toward a definition of metalinguistic skill. Merrill-Palmer Quarterly, v. 31, n. 3, p. 229-251, Jul. 1985. Available athttps://www.jstor.org/stable/23086295. Access Oct. 3rd. 2022.

BLOOMFIELD, L. Linguistic aspects of science. Philosophy of Science. v. 2, n. 4, p. 499-517, Oct. 1935. Available at https://www.cambridge.org/core/journals/philosophy-of-science/article/abs/linguistic-aspects-of-science/C5963791F1E9E62B010A08F885481D2F. Access Oct. 3rd. 2022.

BLOS, D. Letramento, alfabetização e leitura: o impacto do bilinguismo. In João Luis Pereira Ourique (Org.). Caderno de Letras, Ensino de Língua e Literatura: críticas e metodologias, n. 15, p. 001-212, 2009. Available atchrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://wp.ufpel.edu.brcadernodeletras/files/2013/09/Caderno-de-Letras-15.pdf. Access Oct. 3rd. 2022.

BRENTANO, L.; FINGER, I. Biliteracia e educação bilíngue: Contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues. Letrônica: Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, Porto Alegre, v. 13, n. 4, Oct.-Dec. 2020. Available at https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37528. Access Oct. 3rd. 2022.

CHUNG, S.; CHEN, X.; DEACON, S. The relation between orthographic processing and spelling in grade 1 French immersion children. Journal of Research in Reading, 41(2), p. 290-311, Feb. 2017. DOI 10.1111/1467-9817.12104. Available athttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1467-9817.12104. Access Nov. 18th 2022.

CUMMINS, Jim. Linguistic interdependence and the educational development of bilingual children. Review of Educational Research, [s. l.], v. 49, n. 2, p. 222-251, 1979. Available at https://doi.org/10.3102/00346543049002222. Access Nov. 18th 2022.

CUMMINS, J. Reflections on Cummins. The cross-lingual dimensions of language proficiency: Implications for bilingual education and the optimal age issue. TESOL Quarterly, 50, p. 940-944, 2016. DOI 10.1002/tesq.339. Available at https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tesq.339. Access Oct. 27th 2022.

GALAMBOS, S. J.; GOLDIN-MEADOW, S. The effects of learning two languages on levels of metalinguistic awareness. Cognition. 34, n. 1, p. 1-56, Jan. 1990. Available at https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/001002779090030N?via%3Dihub.Access Oct. 27th 2022.

GALLOWAY, E. G.; UCCELLI, P.; AGUILAR, G.; BARR, C. Exploring the Cross-Linguistic Contribution of Spanish and English Academic Language Skills to English Text Comprehension for Middle-Grade Dual Language Learners. AERA Open, 6(1), 2020. DOI 10.1177/233285841989257. Available at https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2332858419892575. Access Nov. 20th 2022.Access Oct. 27th 2022.

GARCÍA, G.; GODINA, H. A Window Into Bilingual Reading: The Bilingual Reading Practices of Fourth-Grade, Mexican American Children Who Are Emergent Bilinguals. Journal of Literacy Research, 49(2), p. 273-301, Apr. 2017. Available at https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1086296X17703727.Access Nov. 10th 2022.

GARCÍA, O.; KLEIFGEN, J. Translanguaging and Literacies. Reading Research Quarterly, 55(4), p. 1-19, 2019. DOI 10.1002/rrq.286. Available atchrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ofeliagarciadotorg.files.wordpress.com/2019/12/garciakleifgen-translanguaging-and-literacies.pdf. Access Nov. 15th 2022.

GROSJEAN, F. Neurolinguists, Beware! The Bilingual Is Not Two Monolinguals in One Person. Brain and Language, [S. l.], p. 3-15, 1989.

HAMERS, J.F.; BLANC M. H.A. Bilinguality and bilingualism. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

JORDÃO, C. M.ILA - ILF - ILE – ILG, Quem dá conta? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.14, n. 1, Mar. 2014. Available at https://www.scielo.br/j/rbla/a/VBC45fDYvxV5BXwvmLVDh4m/abstract/?lang=pt.Access Oct. 10th 2022.

MEGALE, A. H. Bilingüismo e educação bilíngue – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 3, n. 5, agosto de 2005. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. Available athttp://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_5_bilinguismo_e_educacao_bilingue.pdf.Access Oct. 10th 2022.

PARÉ, G.; KITSIOU, S. Methods for Literature Reviews. In: LAU, F.; KUZIEMSKY, C.Handbook of health Evaluation: An Evidence-based Approach. University of Victoria, Victoria, B.C., Feb., 2017. Ch. 9, p. 157-179.

PROCTOR, C.P.; SILVERMAN, R.D.; HARRING, J.R.; JONES, R.L.; HARTRANFT, A.M. Teaching bilingual learners: Effects of a language‐based reading intervention on academic language and reading comprehension in grades 4 and 5, Reading Research Quarterly, 55(1), p. 95-122, May 2019. DOI 10.1002/rrq.258. Available athttps://doi.org/10.1002/rrq.258. Access 18th Nov. 2022.

SUN-ALPERIN, M.; WANG, M. Cross-language transfer of phonological and orthographic processing skills from Spanish L1 to English L2. Reading & Writing, 24(5), p. 591-614, 2011. DOI 10.1007/s11145-009-9221-7.Available athttps://psycnet.apa.org/doi/10.1007/s11145-009-9221-7. Access Dec. 12th 2022.

SWANSON, H.; OROSCO, M.; LUSSIER, C. Cognition and Literacy in English Language Learners at Risk for Reading Disabilities. Journal of Educational Psychology, 104(2), p. 302-320, 2012. DOI 10.1037/a0026225. Available at https://www.researchgate.net/publication/239840196_Cognition_and_Literacy_in_English_Language_Learners_at_Risk_for_Reading_Disabilities. Access 11th Nov. 2022.

WACKERLE-HOLLMAN; A., DURÁN, L.; BRUNNER, S., PALMA, J.; KOHLMEIER, T.; RODRIGUEZ, M. Developing a Measure of Spanish Phonological Awareness for Preschool Age Children: Spanish Individual Growth and Development Indicators. Educational Assessment, 24(1), p. 33-56, 2019. Available atchrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED595878.pdf Access 11th Nov. 2022.

Published

31-07-2023