"Narrar-se é um pouco como tecer"

metáforas, mediação e a construção do conceito de escrita em formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i38.42210

Palavras-chave:

letramentos do professor, mediação, metáfora, escrita.

Resumo

Os dados desta pesquisa são decorrentes de uma formação continuada oferecida pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, em parceria com a SMED de São Leopoldo-RS. O objetivo deste trabalho é analisar as metáforas produzidas pelas professoras durante o desenvolvimento da unidade Quem somos e aonde vamos?, verificando como, por meio de metáforas empregadas para construir sentido, elas concebem o ato de escrever e a escrita de si, bem como descrever e analisar os elementos mediadores utilizados na referida formação. Para isso, lançamos mão do conceito de mediação (Vygotsky, 1999; Lantolf; Thorne, 2006) da Teoria Sociocultural para observar os elementos mediadores oferecidos pela equipe de formadores, bem como o conceito sociocognitivo de metáfora (Semino, 2008; Vereza, 2010, 2013a, 2013b), compreendendo que se lança mão de metáforas quando é necessário se apoiar em um domínio mais concreto para descrever um mais abstrato. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois buscou interpretar dados textuais reais (Paiva, 2019). Analisadas as respostas textuais das participantes, os resultados indicam que não só as expressões metafóricas, mas também os elementos mediadores empregados na formação (artigo científico, leitura guiada, TDIC) permitiram mobilizar a cognição, fazendo com que o professor parasse para refletir sobre os conceitos trabalhados, o narrar e o narrar sobre si.

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Biografia do Autor

Manuela da Silva Alencar de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

É professora de línguas e literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). É graduada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela UFPE (2003), tem mestrado em Linguística Aplicada pela UNISINOS (2020) e é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na mesma universidade.

Dorotea Frank Kersch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

É professora pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS. Tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Filologia Românica - Christian Albrechts Universität zu Kiel - Alemanha (2006).

John Richart Schabarum, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

É graduado em Letras, com habilitação em Port./Inglês, pela Unisinos (2011), mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos (2019) e doutorando em Linguística Aplicada também pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos. Atua como professor de Inglês da Educação Básica do município de Santa Maria do Herval-RS.

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Publicado

28-12-2023