Cultura digital e educação
novas possibilidades, novos desafios para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43914Palavras-chave:
Cultura digital, Formação docente, Tecnologias digitaisResumo
O presente artigo discute o impacto da cultura digital na educação e suas implicações na formação de professores, assim como os desafios e possibilidades para essa formação. Refletiremos sobre o novo perfil dos alunos e como eles se relacionam com diferentes ferramentas e recursos tecnológicos presentes na cultura digital. Na sequência, focalizaremos os novos desafios e possibilidades para a formação de professores. Defendemos uma formação de professores que os leve a empregar tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e criativa. Adotamos como aporte teórico os estudos de Castells (2011), Gabriel (2013), Lévy (2010), Pérez Gómez (2015), Santaella (2010). Trata-se de um estudo bibliográfico que se valida pela necessidade de compreender as transformações nas formas de produzir conhecimentos e como isso impacta no processo educacional e, principalmente, na formação de professores.
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