Cultura digital e educação

novas possibilidades, novos desafios para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43914

Palavras-chave:

Cultura digital, Formação docente, Tecnologias digitais

Resumo

O presente artigo discute o impacto da cultura digital na educação e suas implicações na formação de professores, assim como os desafios e possibilidades para essa formação. Refletiremos sobre o novo perfil dos alunos e como eles se relacionam com diferentes ferramentas e recursos tecnológicos presentes na cultura digital. Na sequência, focalizaremos os novos desafios e possibilidades para a formação de professores. Defendemos uma formação de professores  que os leve a empregar tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e criativa. Adotamos como aporte teórico os estudos de Castells (2011), Gabriel (2013), Lévy (2010), Pérez Gómez (2015), Santaella (2010). Trata-se de um estudo bibliográfico que se valida pela necessidade de compreender as transformações nas formas de produzir conhecimentos e como isso impacta no processo educacional e, principalmente, na formação de professores.

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Biografia do Autor

  • Lilia Aparecida Costa Gonçalves, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

  • Márcio Luiz Corrêa Vilaça, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

    Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

  • Kátia Cristina do Amaral Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora titular do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também atua no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e no Programa de Mestrado Profissional em Letras.

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Publicado

23-08-2024