Uma análise de microconstruções com vai saber no português contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i40.45051

Palavras-chave:

Modelos baseados no uso, Marcador Discursivo, Gerenciamento da interação, Vai saber

Resumo

Analisam-se, neste trabalho, microconstruções com vai saber no português, partindo dos Modelos Baseados no Uso (Bybee, 2016; Diessel, 2019; Traugott; Trousdale, 2021), sustentados, por sua vez, por pressupostos funcionalistas e cognitivistas. Toma-se como objetivo geral descrever as relações de três microconstruções com vai saber: perífrase de futuridade, marcador dubitativo e marcador discursivo. Adota-se uma perspectiva sincrônica, com análise de dados coletados do segmento Web/Dialetos do Corpus do Português. As ocorrências são analisadas por meio dos parâmetros: posição da microconstrução, integração sintática, manifestação de sujeito e unidade semântica conectada à microconstrução. Complementarmente, utilizam-se critérios específicos para a análise de marcadores discursivos, advindos da Perspectiva Textual-Interativa (Jubran; Koch, 2006; Risso et al., 2006; 2015). As análises das configurações formais e dos perfis funcionais das microconstruções conduzem a resultados que confirmam a coexistência das três no português, sendo a primeira atuante na estrutura canônica da sentença e as outras duas mais “desgarradas” e ligadas à expressão de atitudes do falante e à orientação da interação.

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Biografia do Autor

Sabrina Reginatto, SED/MS

É Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL) e Mestre em Letras pela mesma universidade. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em língua inglesa entre os anos 2018/2019, também atuou como pesquisadora no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC) durante os anos de 2018 a 2020 desenvolvendo pesquisas relacionadas a mudanças linguísticas por gramaticalização e parentéticos epistêmicos de base verbal. É membro do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas (GESF). Atua como professora na rede de educação básica do Estado de Mato Grosso do Sul.

Solange de Carvalho Fortilli, UFMS

Graduada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista, Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela mesma Instituição. É professora adjunta do câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde atua no ensino de graduação nas áreas de Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa. Em nível de pós-graduação, compõe o quadro docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e é responsável por disciplinas referentes à análise gramatical do português e à variação linguística e pela orientação de dissertações a elas relacionadas. Integrante também do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas (GESF), desenvolve, sobretudo, os temas mudança linguística, gramaticalização, mudança construcional e subjetivização.

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Publicado

22-12-2024