Uma análise de microconstruções com vai saber no português contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i40.45051

Palavras-chave:

Modelos baseados no uso, Marcador Discursivo, Gerenciamento da interação, Vai saber

Resumo

Analisam-se, neste trabalho, microconstruções com vai saber no português, partindo dos Modelos Baseados no Uso (Bybee, 2016; Diessel, 2019; Traugott; Trousdale, 2021), sustentados, por sua vez, por pressupostos funcionalistas e cognitivistas. Toma-se como objetivo geral descrever as relações de três microconstruções com vai saber: perífrase de futuridade, marcador dubitativo e marcador discursivo. Adota-se uma perspectiva sincrônica, com análise de dados coletados do segmento Web/Dialetos do Corpus do Português. As ocorrências são analisadas por meio dos parâmetros: posição da microconstrução, integração sintática, manifestação de sujeito e unidade semântica conectada à microconstrução. Complementarmente, utilizam-se critérios específicos para a análise de marcadores discursivos, advindos da Perspectiva Textual-Interativa (Jubran; Koch, 2006; Risso et al., 2006; 2015). As análises das configurações formais e dos perfis funcionais das microconstruções conduzem a resultados que confirmam a coexistência das três no português, sendo a primeira atuante na estrutura canônica da sentença e as outras duas mais “desgarradas” e ligadas à expressão de atitudes do falante e à orientação da interação.

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Biografia do Autor

  • Sabrina Reginatto, SED/MS

    É Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL) e Mestre em Letras pela mesma universidade. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em língua inglesa entre os anos 2018/2019, também atuou como pesquisadora no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC) durante os anos de 2018 a 2020 desenvolvendo pesquisas relacionadas a mudanças linguísticas por gramaticalização e parentéticos epistêmicos de base verbal. É membro do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas (GESF). Atua como professora na rede de educação básica do Estado de Mato Grosso do Sul.

  • Solange de Carvalho Fortilli, UFMS

    Graduada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista, Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela mesma Instituição. É professora adjunta do câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde atua no ensino de graduação nas áreas de Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa. Em nível de pós-graduação, compõe o quadro docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e é responsável por disciplinas referentes à análise gramatical do português e à variação linguística e pela orientação de dissertações a elas relacionadas. Integrante também do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas (GESF), desenvolve, sobretudo, os temas mudança linguística, gramaticalização, mudança construcional e subjetivização.

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Publicado

22-12-2024