"Brilhando de tão feliz"

propriedades formais e semânticas da construção graduadora de causa-efeito com intensificador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i40.45110

Palavras-chave:

Graducação, Intensificação, Construção, Linguística Funcional Centrada no Uso

Resumo

Focalizamos, neste artigo, aspectos formais e funcionais, particularmente semânticos, de uma estratégia de intensificação calcada na relação causa-efeito. Trata-se da construção graduadora de causa-efeito com intensificador (CGCEI), a qual licencia expressões como suado de tanto estudar, brilhando de tão feliz e babando de tanta fofura. Objetivamos caracterizar, em termos morfossintáticos, essa construção, considerando suas subpartes componentes, e discutir propriedades semânticas relacionadas às suas instâncias de uso. Fundamentamo-nos teoricamente na Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme Furtado da Cunha e Bispo (2013, 2023) e Rosário e Oliveira (2016). Em termos metodológicos, desenvolvemos uma pesquisa quali-quantitativa, de viés descritivo-interpretativista. O material empírico utilizado consiste de 444 ocorrências extraídas do Corpus do Português Now (Davies, 2018). Como resultados, constatamos que a CGCEI é composta por um elemento fixo (a preposição DE) e três subpartes não especificadas (slots X, Y, Z). Para o preenchimento desses slots, são recrutadas diferentes categorias morfossintáticas: sintagmas adjetival e verbal (para X e Z), sintagma nominal (para Z), advérbio e pronome (para Y). Aferimos oito combinações distintas de preenchimento. Em termos semânticos, verificamos que são intensificados referentes abstratos, eventos e atributos/estados/características. Também verificamos a existência de continuum de transparência/opacidade e a atuação da iconicidade nos usos da CGCEI.

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Biografia do Autor

Edvaldo Balduíno Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da FAPERJ. Professor Associado da UFRN e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), do qual foi coordenador de 2015 a 2019. Membro da ABRALIN e do GT Descrição do Português da ANPOLL, de que também foi coordenador (2016-2018). Editor-chefe da Revista do GELNE e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do grupo Discurso & Gramática (D&G)/UFRN, seus temas de interesse voltam-se à morfossintaxe do português e ao ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da Linguística Funcional de vertente norte-americana e da Linguística Funcional Centrada no Uso. É autor e coorganizador de livros e autor de vários capítulos e artigos científicos relacionados a esses temas.

Tiago Caian, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e docente efetivo da Rede Municipal de São Gonçalo do Amarante – RN. Membro do Grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRN).

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Arquivos adicionais

Publicado

22-12-2024