Articuladores de relação lógico-semântica, discursivo-argumentativa e de organização textual

descrevendo os padrões de uso de [sendo assim], [fora que] e [(es)pera aí]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i40.45229

Palavras-chave:

Construção, Articuladores, Linguística Funcional Centrada no Uso, Linguística Textual

Resumo

Fundamentado nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso em diálogo com a Linguística Textual, este artigo busca descrever alguns padrões funcionais de três microconstruções [sendo assim], [fora que] e [(es)pera aí], em seus usos como articulador lógico-semântico, articulador discursivo-argumentativo e articulador de organização textual, respectivamente. Tais articuladores participam tanto da articulação textual, no nível microestrutural e intermediário, quanto da promoção dos sentidos em um texto. Numa perspectiva sincrônica, tomamos como base textos escritos e escritos como reprodução de fala do Corpus do Português para a análise de nossos dados. Realizamos um estudo prioritariamente qualitativo, descrevendo não só as propriedades de forma e sentido (Croft, 2001) dessas três microconstruções mas também como, atuando como articuladores, estabelecem a conexão das porções textuais (Koch e Elias, 2016). Os resultados apontam que [sendo assim] é um conector com valor semântico de resultado, que, pragmaticamente, apresenta gradiência entre consequência e conclusão; por sua vez, [fora que], ao adicionar o argumento final de uma escala, enfatiza o conteúdo veiculado que funciona como último recurso de convencimento; por fim, [(es)pera aí], como um marcador discursivo, volta-se para a interação entre os interlocutores, auxiliando também na  articulação dos enunciados do ato comunicativo.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Machado dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Letras (Português e Literaturas) pela UVA. Mestre em Língua Portuguesa pela UFF (2010). Doutora em Estudos de Linguagem, ênfase em Linguística, pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2015). Tem pós-doutorado em Educação Linguística pela UFF (2023). Atualmente é Professora Adjunta IIIC de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFF. Pesquisadora, atuando no grupo "Conectivos e Conexão de Oração" (CCO), sediado na UFF. Coordenadora do projeto de extensão PROEX-UFF "Atividades de leitura e análise linguística críticas em textos de cunho opinativo: educação linguística e cidadania”. Atua principalmente nas seguintes áreas: Língua portuguesa, Morfossintaxe e Macrossintaxe, Conectores textual-discursivos, Funcionalismo centrado no uso e Linguística textual, Leitura e Análise linguística críticas, Educação linguística e cidadania.

Ana Beatriz Arena, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Letras (Português-Inglês e respectivas literaturas) pela UFRJ. É mestre e doutora em Estudos de Linguagem pela UFF. Atualmente, é professora adjunta de Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Na mesma instituição, é docente permanente do Mestrado Profissional PROFLETRAS. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (CCO), sediado na UFF. Foi professora dos ensinos fundamental e médio nas redes pública e particular do Rio de Janeiro. Atua principalmente nas seguintes áreas: linguística textual, funcionalismo, construcionalização, mudanças construcionais, morfossintaxe, conexão de orações e conectivos.

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Publicado

22-12-2024