Língua portuguesa e educação linguística

reflexões para um ensino plurilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.47776

Palavras-chave:

Plurilinguismo, Ensino de língua portuguesa, Educação linguística

Resumo

Neste artigo, discutem-se fundamentos teórico-metodológicos para um ensino de língua portuguesa numa perspectiva plurilíngue no Brasil, com vistas a uma efetiva educação linguística (Freire, [1968] 2019; De Mauro, 2018). Para isso, retomam-se questões históricas relevantes sobre a constituição do ensino de língua portuguesa e são analisadas as bases teóricas que norteiam o ensino de língua portuguesa na atualidade (Mendonça, 2006; 2019; Geraldi, 2020; Gomes; Souza, 2015; 2017; 2020) bem como os documentos oficiais atuais (Brasil, 2017; 2018). Na sequência, defendem-se pressupostos teórico-metodológicos para uma didática do plurilinguismo, ligada a uma vertente para o ensino-aprendizagem de línguas com uma visão pluricêntrica (Andrade et al., 2012; 2013, entre outros). Dessa reflexão, pensam-se caminhos para educação plurilíngue nas escolas brasileiras, delimitando também a importância da competência plurilíngue e pluricultural, tão necessária aos aprendizes. Por fim, os resultados mostram que a realidade do plurilinguismo não está presente no discurso oficial sobre a educação no Brasil e, portanto, uma mudança é necessária, no sentido de as aulas de língua se abrirem à realidade social, linguística e cultural, coerentes com a realidade brasileira, proporcionando, desse modo, uma educação linguística crítica e democrática.

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Biografia do Autor

  • Sweder Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

    Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professor adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), onde atua como diretor da Faculdade de Estudos da Linguagem, coordenador do curso de Licenciatura em Letras – Português, docente permanente na Área de Linguagem e Sociedade, na Linha de Pesquisa Linguagem, Discurso e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Letras. Também atua como docente colaborador na Área de Estudos Linguísticos, na Linha de Pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.

  • Andréia Rutiquewiski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Letras – Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Realizou pós-doutorado na Universidade do Salento. É professora adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Curitiba.

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Publicado

30-04-2025