Língua portuguesa e educação linguística
reflexões para um ensino plurilíngue
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.47776Palabras clave:
Plurilinguismo, Ensino de língua portuguesa, Educação linguísticaResumen
Neste artigo, discutem-se fundamentos teórico-metodológicos para um ensino de língua portuguesa numa perspectiva plurilíngue no Brasil, com vistas a uma efetiva educação linguística (Freire, [1968] 2019; De Mauro, 2018). Para isso, retomam-se questões históricas relevantes sobre a constituição do ensino de língua portuguesa e são analisadas as bases teóricas que norteiam o ensino de língua portuguesa na atualidade (Mendonça, 2006; 2019; Geraldi, 2020; Gomes; Souza, 2015; 2017; 2020) bem como os documentos oficiais atuais (Brasil, 2017; 2018). Na sequência, defendem-se pressupostos teórico-metodológicos para uma didática do plurilinguismo, ligada a uma vertente para o ensino-aprendizagem de línguas com uma visão pluricêntrica (Andrade et al., 2012; 2013, entre outros). Dessa reflexão, pensam-se caminhos para educação plurilíngue nas escolas brasileiras, delimitando também a importância da competência plurilíngue e pluricultural, tão necessária aos aprendizes. Por fim, os resultados mostram que a realidade do plurilinguismo não está presente no discurso oficial sobre a educação no Brasil e, portanto, uma mudança é necessária, no sentido de as aulas de língua se abrirem à realidade social, linguística e cultural, coerentes com a realidade brasileira, proporcionando, desse modo, uma educação linguística crítica e democrática.
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Referencias
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