MOVIMENTO CIDADES EDUCADORAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Abstract
O Movimento Cidades Educadoras propõe políticas públicas urbanas voltadas ao combate de diferentes formas de desigualdades, tendo como base um conceito humanista de educação ao longo da vida, por meio de iniciativas educativas formais, não-formais e informais. A pesquisa foca as ações dos municípios paulistas membros das Cidades Educadoras em 2012 - Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Sorocaba - ao analisá-las frente ao perfil temático e aos princípios do Movimento, principalmente no que diz respeito às formas de inclusão. Os dados revelaram que, no geral, as ações estão em consonância com o Movimento, entretanto apontam aspectos pouco desenvolvidos - participação popular, parcerias e formas de inclusão. Quanto aos tipos de inclusão trabalhados por esses municípios observou-se, que estes eram de cunho digital e social. Verificou-se também, que há questões conceituais e estruturais do Movimento as quais poderiam ser revistas - restrição ao meio urbano, falta de dispositivos de avaliação, como se dá a participação dos habitantes e a definição das ações.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
05-07-2016
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.