IN/EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE SABERES MULTI/TRANSLINGUÍSTICOS ENTRE SURDOS E OUVINTES
Abstract
O presente artigo tem por finalidade destacar a importância do processo dialógico e interativo entre língua(gen)s de sinais e língua(gen)s orais auditivas para o desenvolvimento cultural, social e multi/translinguístico de alunos surdos e ouvintes dentro do espaço escolar, tanto na educação básica, quanto na superior, problematizando processos de in/exclusão nesses contextos. Ele é resultado de um diálogo entre duas pesquisas de natureza discursiva e apresenta uma episteme transdisciplinar tendo por base o campo teórico-prático da Linguística Aplicada, perpassado e perpassando outros campos como o da Educação e o das Ciências Sociais, a fim de tentar compreender melhor o caráter multilinguístico e transcultural de processos de interação (inclusiva ou não) entre sujeitos surdos e ouvintes. Conclui-se que, por meio do multi/translinguismo constitutivo das relações dialógicas entre surdos e ouvintes, professores e intérpretes, em dois contextos diferentes de interação escolar, é possível se pensar em uma ecologia de saberes e traduções culturais que são bases para a emancipação social desses sujeitos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
05-07-2016
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.