RECURSOS INTERPESSOAIS DA LINGUAGEM EM CARTA ABERTA NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Abstract
Este artigo tem por objetivo investigar o funcionamento de recursos interpessoais da linguagem tipicamente usados em cartas abertas. O trabalho fundamenta-se em pressupostos teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), de Halliday (1994), Halliday e Matthiessen (2004). Foram analisadas 18 cartas abertas coletadas em sites da internet. Os procedimentos de análise envolveu descrição das variáveis do contexto campo, relações e modo, e com foco na variável relações, análise de ocorrências de elementos linguísticos que realizam a metafunção interpessoal, especificamente vocativo e modalidade (modalização e modulação). A análise mostrou que, no corpus, os participantes mais frequentes, no papel de remetentes, são professores, políticos e jornalistas e, no papel de destinatários, políticos e a população brasileira. Vocativos são usados para estabelecer interação direta entre os participantes no texto. Propostas e reivindicações são realizadas menos por comandos explícitos e mais por metáforas interpessoais, principalmente por meio de modulações, o que indica expansão dialógica e produz efeito de polidez perante o destinatário. Dessa forma, recursos interpessoais contribuem para sinalizar maior ou menor distância social na interação entre o(s) remetente(s) e o(s) destinatário(s).Downloads
Additional Files
Published
21-12-2016
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.