A CORREÇÃO TEXTUAL DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
Abstract
Esta pesquisa pauta-se numa intervenção didática de cunho colaborativo mediada pela ferramenta Sequência Didática de Gêneros (SDG), realizada no contexto do subprojeto PIBID “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O aporte teórico-metodológico que direciona as ações do subprojeto são estudos desenvolvidos pela corrente conhecida como Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo, em sua vertente didática. Durante a intervenção, ocorrida em duas escolas públicas do Ensino Fundamental, foram produzidos vários gêneros jornalísticos com a finalidade de compor um jornal escolar (o Jornal PIBID – Primeira Edição), entre eles a carta do leitor. Este artigo foca na ferramenta “correção textual do professor” mobilizada durante atividades de revisão/reescrita textual do gênero “carta do leitor”. O objetivo é verificar quais os tipos de correção do professor foram acionados nos processos de revisão textual de uma SDG e a quais capacidades de linguagem eles, normalmente, estão relacionados. A investigação mostrou como esse processo contribui para a avaliação formativa da aprendizagem – um dos focos da metodologia das SDG.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
21-12-2016
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.