O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE INGLÊS: ASPECTOS SOBRE SUA IMPORTÂNCIA, ESCOLHA E UTILIZAÇÃO
Abstract
O artigo tem como objetivo refletir sobre a importância e o papel dos professores no processo de avaliação/escolha e no uso de livros didáticos, visto que esse é um recurso amplamente utilizado no ensino de língua inglesa. Sua importância abrange: definição dos conteúdos, recursos usados em sala de aula, auxílio aos professores, padronização do ensino, entre outros (RICHARDS, 2002; CORACINI, 2011). Com a implementação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a inclusão das línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) a partir de 2011, o uso de livros didáticos está em expansão nas escolas públicas. Os professores podem escolher os livros aprovados pelo PNLD por meio do Guia do Livro Didático, que apresenta as coleções e suas respectivas resenhas. Para que o livro didático possa ser um recurso que contribua para o ensino e a aprendizagem, o uso que o professor faz dele torna-se fator fundamental. O presente estudo conclui que o professor tem papel decisivo nas diferentes esferas que envolvem o livro didático (implementação, avaliação/escolha, uso e adaptação). Por isso, é preciso investir na formação desse profissional, para que ele use, nem sempre ele está preparado para usar o material de forma consciente e crítica.
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