A ENCENAÇÃO DE UM CRIME: UMA CONSTITUIÇÃO RECÍPROCA ENTRE CENOGRAFIA E ENUNCIAÇÃO
Abstract
Este artigo consiste em examinar a constituição da cenografia no gênero notícia, por meio de recortes feitos em dois jornais populares: o Agora São Paulo e o Diário de São Paulo entre os dias 18 e 19 de setembro de 2013, enfatizando a construção das cenografias legitimadas pela enunciação e o enlaçamento do coenunciador em cenas de investigação criminal. Serão, portanto, cinco textos, tomados como discurso, que, a nosso ver, produzem em conjunto uma encenação de um suposto crime. Para tanto, fundamentamo-nos, a presente análise, no aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de perspectiva enunciativo-discursiva, em especial, os estudos de Dominique Maingueneau acerca da noção de cenas da enunciação, cuja categoria de cenografia será por nós destacada. É importante ressaltar uma imparcialidade quase nula dos jornais em questão perante os fatos e, também, a insistência em tratar o suposto crime por meio da vulnerabilidade social das famílias da periferia da grande São Paulo, nomeadamente Ferraz de Vasconcelos, e pelo viés sociocultural dos envolvidos, recuperando, deste modo, violências simbólicas e efetivas de toda ordem que ocorrem no cotidiano público e privado nos bairros periféricosDownloads
Downloads
Published
23-12-2017
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.