A NEGOCIAÇÃO DE SENTIDO NA INTERAÇÃO: UMA ANÁLISE DA RODA DE CONVERSA
Abstract
Pensando nas diversidades linguísticas entre os idiomas português e espanhol e visando à internacionalização da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (CEPESLI) elaborou um projeto chamado “Rodas de conversa”. Esse projeto se subdividia em três partes, sendo uma delas voltada ao trabalho com Português Língua Estrangeira (PLE). O PLE tinha por intuito promover conversas mediadas entre estudantes intercambistas e professores em formação, possibilitando-lhes práticas interacionais e trocas de experiências socioculturais. Durante as Rodas, eram comuns as negociações de sentido entre mediadores e participantes. Este trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas negociações. Como aporte teórico, adotam-se a aspectos da Análise da Conversação. A metodologia é qualitativa, de caráter indutivo. Como corpus foram selecionados dois momentos da interação entre mediadores e participantes de uma Roda de Conversa de PLE. Ao se analisar esses trechos, demonstra-se que a Roda de Conversa promove um ambiente de aprendizagem mútuo, permitindo interações significativas e aprendizados culturais, além de possibilitar aos participantes o conhecimento e o domínio dos usos próprios da língua portuguesa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
02-08-2018
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.