A GESTÃO DE FACE NAS INTERAÇÕES DE UMA AUDIÊNCIA COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: o papel das emoções
Abstract
Este trabalho parte da hipótese de que os adolescentes em conflito com a lei utilizam estratégias discursivas para gerenciarem as suas relações de faces, e, por inúmeras vezes, fazem esse gerenciamento por meio de estratégias discursivas que suscitam emoções, sempre com o objetivo de reduzir as ameaças às faces. Há ainda que se observar que os demais atores dessa encenação também usam estratégias discursivas que procuram atenuar ou reforçar a ameaça à face do adolescente. O objetivo deste estudo, portanto, é apresentar uma analise da complexidade discursiva das interações de adolescentes em conflito com a lei, em audiências de instrução e julgamento, a fim de verificar quais são as emoções que são suscitadas por essas estratégias, como essas emoções se apresentam linguisticamente nesse discurso para atingirem o seu objetivo, qual é o papel delas na gestão de faces e que efeitos de sentido sugerem. Para a transcrição desse corpus, utilizamos parte das normas de transcrição do projeto NURC/SP (2002), e adotamos como referencial teórico e metodológico, os trabalhos de Kerbrat-Orecchioni (2000 e 2006) e Goffman (2011).Downloads
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