A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: ETHOS E CENOGRAFIA DISCURSIVOS
Abstract
O objetivo deste artigo é, sob uma perspectiva discursiva, depreender a cenografia e o ethos de materiais publicitários - Catálogos de Processos Seletivos 2002-2003 e 2007-2008 que circularam em uma instituição de ensino superior privada, situada no interior do estado de São Paulo, em meio a um contexto de mudanças. O corpus foi constituído por recortes de quatro Catálogos de Vestibular, 2002-2003 e 2007-2008, de instituição de ensino superior privada. Os referenciais teóricos inserem-se na Análise do Discurso francesa e no dispositivo enunciativo-discursivo de Maingueneau (2005) no qual estão imbricados o verbal e não-verbal. A análise permitiu depreender, por meio das cenografias e ethé das peças publicitárias, um funcionamento discursivo que aponta para um continuum de alinhamento da instituição aos “novos tempos”.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
01-11-2013
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.