A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: ETHOS E CENOGRAFIA DISCURSIVOS

Authors

  • Silma Ramos Coimbra Mendes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Abstract

O objetivo deste artigo é, sob uma perspectiva discursiva, depreender a cenografia e o ethos de materiais publicitários - Catálogos de Processos Seletivos 2002-2003 e 2007-2008 que circularam em uma instituição de ensino superior privada, situada no interior do estado de São Paulo, em meio a um contexto de mudanças. O corpus foi constituído por recortes de quatro Catálogos de Vestibular, 2002-2003 e 2007-2008, de instituição de ensino superior privada. Os referenciais teóricos inserem-se na Análise do Discurso francesa e no dispositivo enunciativo-discursivo de Maingueneau (2005) no qual estão imbricados o verbal e não-verbal. A análise permitiu depreender, por meio das cenografias e ethé das peças publicitárias, um funcionamento discursivo que aponta para um continuum de alinhamento da instituição aos “novos tempos”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Silma Ramos Coimbra Mendes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada no LAEL Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo.

Published

01-11-2013