PRELIMINARES ICONOTEXTUAIS DA COPA DE 2014: O (CONTRA) DISCURSO DA LOGOMARCA
Abstract
Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, estamos na iminência de viver de perto um cenário de tematização do país a partir das questões do futebol, essa grande fonte de identificação cultural para os brasileiros. O projeto Discursos e imagens do Brasil na Copa de 2014 – cujo objetivo é flagrar no entorno discursivo da Copa no Brasil modos de ver e dizer o país – toma como corpus de pesquisa a produção textual e imagética disseminada na internet em torno da logomarca da Copa de 2014 para proceder a uma análise discursiva dos ethé que se constituem e se confrontam entre discurso oficial – e um ethos de nação vitoriosa visado pelos organizadores – e os ethé produzidos nas flutuações contra-discursivas dessa leitura disseminada que expõe, ao contrário, as diferenças, contradições, impropriedades que a escolha dessa imagem, que o próprio país e que as hierarquias internacionais em jogo encerram.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.