DISCURSOS ESCOLARES SOBRE A ESCRITA: A ESCRITA EM QUESTÃO
Abstract
O presente artigo constitui um resumo de nossa dissertação cujo propósito foi refletir acerca do prestígio social da escrita no âmbito restrito da instituição que se caracteriza por ser a mais importante agência de letramento: a escola. Queríamos saber como se constituem os discursos escolares sobre a escrita, que influências teóricas sua urdidura pressupõe e que estereótipos são-lhes mais frequentes. Para realizar nossos objetivos adotamos uma perspectiva teórica interdisciplinar que teve em Barthes seu ponto de confluência. A análise dos dados mostrou que os discursos escolares sobre a escrita, notadam ente aqueles dos PCNs e do Manual do Professor, têm como principal característica a ausência de qualquer referência aos conflitos que se dão na/pela língua.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.