OS ARGUMENTOS DOS VERBOS COMPRAR E VENDER EM CONTEXTO DE USO
Abstract
Resumo: Este artigo apresenta parte do estudo que desenvolvemos em nosso estágio pós-doutoral, na Universidade Federal de Minas Gerais. Dentro do universo de verbos de posse pesquisados, elegemos comprar e vender, para apresentarmos a análise, a descrição e as possíveis explicações do seu funcionamento, levando em conta a língua em uso, em sua modalidade escrita. Para tanto, adotamos como referenciais teóricos a Gramática de Valências (BORBA, 1996) e os Parâmetros de Transitividade de Hopper e Thompson (1980). O corpus se constitui de textos da Revista Veja de 21 de novembro de 2012. Esses textos são de natureza opinativa, informativa etc. que objetivam convencer o leitor a aderir às ideias veiculadas. Por essas características e objetivos dos textos em questão, interessou-nos compreender como a transitividade se realiza e como os argumentos dos verbos comprar e vender se manifestam. Esses verbos selecionam, preferencialmente, os dois argumentos, a saber: (i) agente, intencional e que tem o controle sobre a ação de comprar e de vender; e (ii) objeto afetado; como atestam os exemplos: Ana comprou o carro e Pedro vendeu o apartamento, porém nos dados, embora o objeto selecionado tenha o traço [+concreto], apresenta características que o distancia do escopo dos bens materiais que estão comumente presentes em ambiência linguística em que esses verbos ocorrem (cf. A mãe vendeu o bebê / Ele vendeu o rim).
Palavras-chave: Verbos comprar e vender. Argumento. Funcionalismo. Valência.
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