QUADRINHOS, INTERTEXTUALIDADE E ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA: DISCUTINDO O PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO EM UM GÊNERO MULTIMODAL
Resumen
Os estudos mais recentes em Linguística de Texto têm revelado que a interação com o texto constitui um jogo muito complexo, no qual os sujeitos do discurso realizam (re)construções de seus dizeres, valendo-se de processos intertextuais e de diferentes modalidades da linguagem como um fenômeno revelador de suas impressões, crenças, valores e pontos de vista sobre o mundo. Esses sujeitos, em suas práticas sociais, buscam influenciar e/ou persuadir outros, levando em conta a orientação do pensamento, guiando suas ações e estabelecendo acordos (FERREIRA, 2010). Nesta pesquisa, pretendemos demonstrar que constantemente elaboramos, adaptamos e transformamos nossos objetos de discursos para que cumpram de forma satisfatória nossos objetivos. Isso quer dizer que estamos constantemente recategorizando referentes. Partindo desses pressupostos, nosso objetivo, aqui, embasado no projeto de pesquisa “Argumentação e intertextualidade: processos de recategorização explícita e implícita de referentes textuais” (PIBIC/UFS/CNPq/2013 – 2014), é verificar, em tirinhas (texto multimodal), se é possível, a partir de recategorizações de referentes, refletir sobre a orientação argumentativa, de forma persuasiva, evidenciando o fenômeno da intertextualidade. Para tanto, fundamentamo-nos na concepção sociocognitiva e interacional da linguagem (KOCH, 2009), tomando por fulcro os estudos de Cavalcante (2012), Custódio-Filho (2012), Cavalcante e Custódio-Filho (2010), Lima (2008), Ramos (2012), Vergueiro e Ramos (2009), Capistrano-Júnior (2011).
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