IN/EXCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DE SABERES MULTI/TRANSLINGUÍSTICOS ENTRE SURDOS E OUVINTES
Resumen
O presente artigo tem por finalidade destacar a importância do processo dialógico e interativo entre língua(gen)s de sinais e língua(gen)s orais auditivas para o desenvolvimento cultural, social e multi/translinguístico de alunos surdos e ouvintes dentro do espaço escolar, tanto na educação básica, quanto na superior, problematizando processos de in/exclusão nesses contextos. Ele é resultado de um diálogo entre duas pesquisas de natureza discursiva e apresenta uma episteme transdisciplinar tendo por base o campo teórico-prático da Linguística Aplicada, perpassado e perpassando outros campos como o da Educação e o das Ciências Sociais, a fim de tentar compreender melhor o caráter multilinguístico e transcultural de processos de interação (inclusiva ou não) entre sujeitos surdos e ouvintes. Conclui-se que, por meio do multi/translinguismo constitutivo das relações dialógicas entre surdos e ouvintes, professores e intérpretes, em dois contextos diferentes de interação escolar, é possível se pensar em uma ecologia de saberes e traduções culturais que são bases para a emancipação social desses sujeitos.Descargas
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