OS DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS

Autores/as

  • Michelle Nave Valadão
  • Lillian Ferreira Rodrigues
  • Ana Rosa Lourenço
  • Beatriz Gomes Reis

Resumen

A partir da década de 90, o sistema educacional brasileiro vivenciou a abertura das escolas comuns para receber os alunos com deficiência na perspectiva da educação inclusiva. No entanto, até o momento, o caminho percorrido para a inclusão nos contextos educacionais tem se mostrado permeado de adversidades, devido à complexidade das dinâmicas envolvidas nos espaços escolares. Em relação aos surdos, destacamos a necessidade de estabelecimento de relações comunicativas por meio da LIBRAS a fim de que a escola se constitua em um ambiente propício ao desenvolvimento linguístico, social, cultural e educacional de todos os seus alunos. Frente a essas ponderações, o objetivo do artigo é descrever e analisar o processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS vivenciado por crianças ouvintes de uma escola inclusiva, respaldado nos princípios da abordagem comunicativa. Os resultados indicaram que a abordagem eleita foi pertinente ao ensino da língua, pois permitiu o desenvolvimento de habilidades comunicativas sem que as características da sua modalidade, que é visuo-espacial, fossem desconsideradas. No contexto escolar, a ação trouxe vários benefícios, pois incentivou a comunicação entre surdos e ouvintes, valorizou as diferenças e contribuiu para construção de um ambiente social saudável.

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Publicado

05-07-2016