A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
Resumen
Analisar a escola inclusiva buscando trazer aproximações a partir das contribuições das pesquisas e das concepções eliasianas, consiste em situar nossa pesquisa em um olhar para as figurações formadas no âmbito desta escola, sendo esta um estudo de caso, a qual tem como objetivo: compreender as aproximações possíveis de Norbert Elias - por meio de sua sociologia figuracional - com a escola inclusiva, a fim de refletir sobre as questões relacionadas à pessoa com deficiência, além de realizar um mapeamento do que já fora escrito envolvendo o processo civilizador e a pessoa com deficiência. Questionando-nos, sobretudo, se as concepções e os papéis assumidos pelos profissionais da educação de uma escola pública do município de Bayeux – PB estariam contribuindo no processo de inclusão da pessoa com deficiência. Destacando que as figurações entre estes são fundamentais, quando discutimos uma educação que se propõe a ser inclusiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.