LEIA, RIA E CURTA: O ETHOS-ESTEREOTIPADO DE DILMA ROUSSEFF NO FACEBOOK

Autores/as

  • Ana Cristina Carmelino Universidade Federal de São Paulo
  • Márcio Antônio Gatti Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal tratar das tensões estabelecidas entre diferentes ethé de Dilma Rousseff, presidente que governou o Brasil de 2011 a maio de 2016, em algumas postagens bem-humoradas feitas em seu perfil na rede social Facebook. O corpus de análise consiste em cinco postagens publicadas entre janeiro e setembro de 2015. A discussão teórica se ancora especialmente nos conceitos de estereótipo e ethos, formulados pela Análise de Discurso desenvolvida na França. Levando em conta as relações que podem ser estabelecidas entre as duas noções teóricas (estereótipo e ethos – dito, mostrado e prévio), consideramos a hipótese de que, no campo do humor, o ethos tende a ser construído de maneira estereotipada, o que levaria a existência de um ethos-estereotipado: uma representação em que traços demasiadamente assinalados são capazes de gerar comicidade. Esta é a principal imagem edificada para Dilma Rousseff nas postagens bem-humoradas analisadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Carmelino, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  Pós-doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/CAr). Membro do Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (FEsTA). Líder do GETHu - Grupo de Estudos sobre Textos Humorísticos (CNPq).

Márcio Antônio Gatti, Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Márcio Antônio Gatti é docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Sorocaba - SP, Brasil. Possui doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (IEL-Unicamp) e é licenciado em Letras pelo mesma instituição. É membro do Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: teoria e análise (FEsTA - Unicamp) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade - UFSCar

Publicado

02-08-2018

Artículos más leídos del mismo autor/a