VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA

EVIDÊNCIAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA CONSTRUCIONALIZAÇÃO GRAMATICAL SINCRÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.31315

Palavras-chave:

Linguística Funcional Centrada no Uso, Construcionalização gramatical sincrônica, Variação e mudança linguística, Neoanálise e analogização

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade discutir a variação e a mudança linguística no âmbito da construcionalização gramatical sincrônica. Para tanto, apresentamos evidências empíricas de dois fenômenos da língua portuguesa – construções com “então” e construções avaliativas com “super”, “mega”, “hiper” e “ultra”. Tomamos como base os postulados da Gramática de Construções nos termos de Goldberg (1995, 2016), de Croft (2001) e de Traugott e Trousdale (2013), no contexto da Linguística Funcional Centrada no Uso. Utilizamos, para as análises qualitativa e quantitativa dos dados, um corpus sincrônico de investigação, composto por textos retirados de blogs, de revistas disponíveis na internet e da mídia social YouTube. Os resultados apontam que, a depender do objeto de análise e dos objetivos do pesquisador, é possível falarmos em mudança e em variação, sob o enfoque do mecanismo da neoanálise e do mecanismo da analogização, mesmo a partir de uma perspectiva sincrônica de análise da construcionalização gramatical.

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Biografia do Autor

  • Lauriê Ferreira Martins Dall'Orto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); especialista em Ensino de Língua Portuguesa e graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas e em Língua Italiana e respectivas Literaturas pela UFJF. É bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFJF.

  • Ana Paula Gonçalves Durço, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); mestra em Letras pela UFJF; graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e em Latim, e respectivas Literaturas, pela UFJF. É professora da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.

  • Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutoramento pela mesma instituição; mestra em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); graduada em Letras pela UFJF. É Professora da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF.

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Publicado

14-10-2020