Intertextualidade multimodal como estratégia argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v15i31.35681Palabras clave:
Multimodalidade, Intertextualidade, Argumentação, MemeResumen
A intertextualidade, considerada um dos grandes temas a que se têm dedicado tanto os pesquisadores da Linguística Textual quanto os estudiosos da Análise do Discurso, é um recurso linguístico-discursivo que se refere à construção de novos textos e/ou de novos sentidos a textos que já foram construídos anteriormente, podendo, pois, figurar como importante estratégia argumentativa. À luz da Teoria Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2009; 2016; 2018), que defende a existência de um sujeito intencional que perpassa a relação linguagem-mundo, associada a alguns pressupostos da Teoria Multimodal da Comunicação (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]), que defende a ideia de que os sentidos são produzidos por diversos modos semióticos, propomos analisar a intertextualidade multimodal constitutiva do gênero meme. Para tanto, nosso corpus de análise é formado por seis memes sobre questões políticas nacionais da contemporaneidade, cotejados da seção de imagens do Google. Análises qualitativas pautadas simultaneamente no contexto e no cotexto nos levaram a concluir que a mecânica argumentativa engendrada para a produção desse gênero mobiliza o conhecimento de outros textos e, muitas vezes, a leitura de imagens e palavras.
Descargas
Citas
ADAM, J. M. Textos: tipos e protótipos. São Paulo: Contexto, 2019.
AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade (s) enunciativa (s). Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 19, p. 25-42, 1990.
AMOSSY, R. É possível integrar a argumentação na análise do discurso? Problemas e desafios. Trad. Rosalice Pinto, Mariza Angélica Paiva Brito e Meire Virgínia Cabral Gondim. ReVEL, edição especial, v. 14, n. 12, p. 165-190, 2016.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARTHES, R. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III (L. Novaes, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1990.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2006.
CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010.
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2009.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, P. A argumentação em uma problemática da influência. ReVEL, edição especial, v. 14, n. 12, 2016.
CHARAUDEAU, P. Compreensão e interpretação: Interrogação em torno de dois modos de apreensão do sentido nas ciências da linguagem. Site Ciad-Rio, 2018. Disponível em: https://ciadrj.letras.ufrj.br/. Acesso em: 10 jun. 2021.
ELIAS, V. M. Estudo do texto, multimodalidade e argumentação: perspectivas. ReVEL, edição especial, v. 14, n. 12, 2016.
GARCIA, C. E. N. Intertextualidade multimodal. Diacrítica, v. 34, n. 1, p. 122-134, 2020. Disponível em: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/352. Acesso em: 31 mai. 2021.
KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006 [1996].
MARCHON, A. H. GARCIA, C. E. N. Intertextualidade multimodal como estratégia argumentativa: uma leitura de memes do Facebook. In: Pré-Anais da III Jornada Internacional Semântica e Enunciação, 2021, Campinas. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/jise-2021/papers/intertextualidade-multimodal-como-estrategia-argumentativa---uma-leitura-de-memes-do-facebook. Acesso em: 27 abr. 2021.
MENDES, E. Análise do Discurso e iconicidade: uma proposta teórico-metodológica. In: MENDES, E. (Coord.); MACHADO, I. L.; LIMA, H.; LYSARDO-DIAS, D. (Org.). Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013. p. 125-156.
SANTAELLA, L. Leitura de imagens (Coleção Como eu ensino). São Paulo, SP: Melhoramentos, 2012.
SANTOS, W. Q. A gramática das construções mêmicas de internet no português do Brasil: uma interface da gramática sistêmico-funcional e da gramática do design visual. 2020. 186 f. Doutorado (Tese) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
SILVA, W. P.; MARCHON, A. H. Argumentação multimodal: uma proposta teórico-metodológica. Revista Acta Scientiarum Language and Culture. Maringá, 2021 (no prelo).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.