Marcação de plural e variação linguística

análise de produções escritas de alunos do Ensino Fundamental I

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i34.38569

Palabras clave:

anos iniciais, marcação de plural, produções escritas, Sociolinguística, variação linguística.

Resumen

Este trabalho procura refletir sobre produções escritas de crianças do 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Para tanto, foram planejadas e executadas aulas de língua portuguesa para coletar produções escritas com foco nos casos de variação linguística, observando a marcação do plural e a viabilidade da compreensão comunicativa nos casos identificados. A pesquisa é de natureza qualitativa, a coleta de produções escritas foi realizada por meio de pesquisa de campo. Os estudos realizados para embasamento teórico da pesquisa tomam por base autores que estudam e trabalham com a sociolinguística variacionista. Os principais resultados apontam que as diferenças na marcação de plural em desacordo com a gramática normativa indicam enraizamento e manifestações de problemáticas sociais, essas que, por sua vez, provocam situações de desprestígio da língua, rotulação e preconceito linguístico.

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Publicado

30-11-2022