Responsabilidade enunciativa e ponto de vista

análise de um pronunciamento de Jair Bolsonaro sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.39955

Palabras clave:

Responsabilidade enunciativa, Ponto de vista, Argumentatividade, Pronunciamento presidencial

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar como se processa a responsabilidade enunciativa e o ponto de vista de Jair Bolsonaro (L1/E1) em um pronunciamento sobre a pandemia da COVID-19, feito em 24 de março de 2020. Situado no campo da Linguística Textual, este estudo ancora-se na abordagem teórico-metodológica da Análise Textual dos Discursos (ATD), desenvolvida por Adam (2008), e nas reflexões de Rabatel (2016), no que se refere à problemática do ponto de vista (PDV) e da responsabilidade enunciativa (RE), tomados como categorias analíticas. A partir das análises, foi possível apontar uma predominância do PDV assertado e do PDV narrado, indicando que o locutor-enunciador principal ora manifesta explicitamente sua posição, opinião e teses, assumindo a RE pelas proposições-enunciado, ora discute sobre os PDV imputados aos enunciadores segundos. Nesse sentido, ao explicitar suas opiniões e juízos de valor, L1/E1 quer construir ante seu interlocutor a imagem de um líder político preocupado com a saúde física, mas também com a economia e com a renda das famílias brasileiras, atitude distinta daquela imputada aos enunciadores segundos (governadores, prefeitos e mídia). Portanto, a gestão dos diferentes PDV constrói um efeito interpretante mais global, com a explicitação do posicionamento de L1/E1 revelando a ação visada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hugo Henrique Trajano de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará.

Aurea Zavam, Universidade Federal do Ceará

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi professora de língua portuguesa no ensino fundamental e médio na rede particular de ensino. É Professora da Unidade de Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFC. 

Citas

ADAM, J-M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. Tradução Maria das Graças Soares Rodrigues et al. São Paulo: Cortez, 2008.

CAVALCANTE, J. R. et. al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 29, n. 4, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/zNVktw4hcW4kpQPM5RrsqXz/?lang=pt. Acesso em: 18 dez. 2022.

LOPES, F. C.; BRITO, T. R. de; SANTOS, B. A. Discursos de Jair Bolsonaro durante a pandemia de COVID-19 e sua relação com a desinformação: um olhar pela análise de discurso. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 01-22, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1800. Acesso em: 18 dez. 2022.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: Uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2022. p. 17-52.

PACHECO, R. L. et al. Hidroxicloroquina e cloroquina para Covid-19. Revisão sistemática rápida. Sírio Libanês, São Paulo, s/p, 2020. Disponível em: https://oxfordbrazilebm.com/index.php/2020/04/19/rapid-review-hidroxicloroquina-covid19/. Acesso em: 24 dez. 2022.

RABATEL, A. Homo Narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa: pontos de vista e lógica da narração teoria e análise. Tradução Maria das Graças Soares Rodrigues; Luis Passeggi; João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2016.

SANTOS, J. C.; KALLARRARI, C. Estratégias de polidez em um pronunciamento de Jair Bolsonaro sobre a pandemia da COVID-19. Revista Philologus, Ano 28, n. 83, Rio de Janeiro: CiFEFiL, p. 124-141, 2022.

SANTOS, L. W. dos; CAVALCANTE, M. M. Referenciação: continuum anáfora-dêixis. Intersecções, n. 1, p. 224-249, 2014.

TANNI, S. A. et al. Uso de hidroxicloroquina para prevenir a infecção por SARS-CoV-2 e tratar COVID-19 leve: revisão sistemática e meta-análise. J Bras Pneumol, v. 47, n. 5, p. 1-11, 2021. Disponível em: http://www.jornaldepneumologia.com.br/details/3576/pt-BR/uso-de-hidroxicloroquina-para-prevenir-a-infeccao-por-sars-cov-2-e-tratar-covid-19-leve--revisao-sistematica-e-meta-analise#. Acesso em: 24 dez. 2022.

Publicado

31-07-2023