Pesquisa bibliográfica descritiva sobre o desenvolvimento da consciência metalinguística e a ocorrência de processos de transferência linguística na alfabetização e leitura bi/multilíngue

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40195

Palabras clave:

alfabetização e letramento bi/multilíngue, consciência metalinguística, processos de transferência

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica descritiva sobre o desenvolvimento da alfabetização, do letramento e da leitura de crianças bilíngues com foco no desenvolvimento da consciência metalinguística, bem como na ocorrência de processos de transferência linguística de L1 para L2 e vice-versa em bilíngues. O estudo segue uma visão do bilinguismo como um fenômeno dinâmico, que é influenciado por fatores contextuais, sociais, culturais, linguísticos e cognitivos (Grosjean, 1989; Hamers; Blanc, 2004). O método de pesquisa adotado para coleta de dados foi adaptado do referencial de Paré e Kitsiou (2017) para revisões descritivas da literatura. A seleção dos materiais restringiu-se à pesquisa em línguas alfabéticas romanas, nos seguintes pares linguísticos: inglês-português, português-inglês, inglês-espanhol, espanhol-inglês. Os resultados indicam que as práticas de letramento bilíngue promovem uma melhor consciência metalinguística nas crianças e confirmam a ocorrência de transferências de habilidades linguísticas, bem como de leitura e escrita, entre L1 e L2. Além disso, os resultados sugerem uma abordagem translíngue para a alfabetização e o letramento bi/multilíngue de forma que a diversidade linguística, cognitiva, social e cultural dos alunos bilíngues seja reconhecida como recursos válidos para a alfabetização e o letramento bi/multilíngue.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Winfield, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro do Núcleo de Estudos em Leitura (NEL), grupo cadastrado no CNPq desde 2002.

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras (Estudos da Linguagem) (UFSC). Tem pós-doutorado em processamento da linguagem e neurociências pela Carnegie Mellon University (1999-2000) e pela University of Auckland (2018). É Professora Titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Leitura (NEL), grupo cadastrado no CNPq desde 2002.

Citas

BAKHTIN, M.M. The dialogic imagination: Four essays. C.EMERSON; M. HOLQUIST, EDS. & TRANS. Austin, TX: University of Texas Press, 1981.

BIALYSTOK, E. Factors in the growth of linguistic awareness. Child Development, v. 57, n.2, p.498-510, Apr. 1986. DOI 10.2307/1130604. Available athttps://doi.org/10.2307/1130604. Access Oct.3rd.2022.

BIALYSTOK, E. Bilingualism in development: Language, literacy, and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

BIALYSTOK, E. Acquisition of literacy in bilingual children: A framework for research. Language Learning, 57(Suppl 1), p.45-77, 2007. DOI 10.1111/j.1467-9922.2007.00412.x. Available athttps://doi.org/10.1111/j.1467-9922.2007.00412.x. Access Oct. 3rd. 2022.

BIALYSTOK, E.; MAJUMDER, S. The relationship between bilingualism and the development of cognitive processes in problem solving. Applied Psycholinguistics, v. 19, n.1, p.69-85, Jan. 1998. DOI 10.1017/S0142716400010584 Available athttps://doi.org/10.1017/S0142716400010584. Access Oct. 3rd. 2022.

BIALYSTOK, E.; MAJUMDER, S.; MARTIN, M.M.Developing phonological awareness: Is there a bilingual advantage? Applied Psycholinguistics, v.24, n. 1, p. 27-44,Mar. 2003. DOI 10.1017/S014271640300002X. Available at https://doi.org/10.1017/S014271640300002X. Access Oct. 3rd. 2022.

BIALYSTOK, E.; RYAN, E. B. Toward a definition of metalinguistic skill. Merrill-Palmer Quarterly, v. 31, n. 3, p. 229-251, Jul. 1985. Available athttps://www.jstor.org/stable/23086295. Access Oct. 3rd. 2022.

BLOOMFIELD, L. Linguistic aspects of science. Philosophy of Science. v. 2, n. 4, p. 499-517, Oct. 1935. Available at https://www.cambridge.org/core/journals/philosophy-of-science/article/abs/linguistic-aspects-of-science/C5963791F1E9E62B010A08F885481D2F. Access Oct. 3rd. 2022.

BLOS, D. Letramento, alfabetização e leitura: o impacto do bilinguismo. In João Luis Pereira Ourique (Org.). Caderno de Letras, Ensino de Língua e Literatura: críticas e metodologias, n. 15, p. 001-212, 2009. Available atchrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://wp.ufpel.edu.brcadernodeletras/files/2013/09/Caderno-de-Letras-15.pdf. Access Oct. 3rd. 2022.

BRENTANO, L.; FINGER, I. Biliteracia e educação bilíngue: Contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues. Letrônica: Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, Porto Alegre, v. 13, n. 4, Oct.-Dec. 2020. Available at https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37528. Access Oct. 3rd. 2022.

CHUNG, S.; CHEN, X.; DEACON, S. The relation between orthographic processing and spelling in grade 1 French immersion children. Journal of Research in Reading, 41(2), p. 290-311, Feb. 2017. DOI 10.1111/1467-9817.12104. Available athttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1467-9817.12104. Access Nov. 18th 2022.

CUMMINS, Jim. Linguistic interdependence and the educational development of bilingual children. Review of Educational Research, [s. l.], v. 49, n. 2, p. 222-251, 1979. Available at https://doi.org/10.3102/00346543049002222. Access Nov. 18th 2022.

CUMMINS, J. Reflections on Cummins. The cross-lingual dimensions of language proficiency: Implications for bilingual education and the optimal age issue. TESOL Quarterly, 50, p. 940-944, 2016. DOI 10.1002/tesq.339. Available at https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tesq.339. Access Oct. 27th 2022.

GALAMBOS, S. J.; GOLDIN-MEADOW, S. The effects of learning two languages on levels of metalinguistic awareness. Cognition. 34, n. 1, p. 1-56, Jan. 1990. Available at https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/001002779090030N?via%3Dihub.Access Oct. 27th 2022.

GALLOWAY, E. G.; UCCELLI, P.; AGUILAR, G.; BARR, C. Exploring the Cross-Linguistic Contribution of Spanish and English Academic Language Skills to English Text Comprehension for Middle-Grade Dual Language Learners. AERA Open, 6(1), 2020. DOI 10.1177/233285841989257. Available at https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2332858419892575. Access Nov. 20th 2022.Access Oct. 27th 2022.

GARCÍA, G.; GODINA, H. A Window Into Bilingual Reading: The Bilingual Reading Practices of Fourth-Grade, Mexican American Children Who Are Emergent Bilinguals. Journal of Literacy Research, 49(2), p. 273-301, Apr. 2017. Available at https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1086296X17703727.Access Nov. 10th 2022.

GARCÍA, O.; KLEIFGEN, J. Translanguaging and Literacies. Reading Research Quarterly, 55(4), p. 1-19, 2019. DOI 10.1002/rrq.286. Available atchrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ofeliagarciadotorg.files.wordpress.com/2019/12/garciakleifgen-translanguaging-and-literacies.pdf. Access Nov. 15th 2022.

GROSJEAN, F. Neurolinguists, Beware! The Bilingual Is Not Two Monolinguals in One Person. Brain and Language, [S. l.], p. 3-15, 1989.

HAMERS, J.F.; BLANC M. H.A. Bilinguality and bilingualism. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

JORDÃO, C. M.ILA - ILF - ILE – ILG, Quem dá conta? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.14, n. 1, Mar. 2014. Available at https://www.scielo.br/j/rbla/a/VBC45fDYvxV5BXwvmLVDh4m/abstract/?lang=pt.Access Oct. 10th 2022.

MEGALE, A. H. Bilingüismo e educação bilíngue – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 3, n. 5, agosto de 2005. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. Available athttp://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_5_bilinguismo_e_educacao_bilingue.pdf.Access Oct. 10th 2022.

PARÉ, G.; KITSIOU, S. Methods for Literature Reviews. In: LAU, F.; KUZIEMSKY, C.Handbook of health Evaluation: An Evidence-based Approach. University of Victoria, Victoria, B.C., Feb., 2017. Ch. 9, p. 157-179.

PROCTOR, C.P.; SILVERMAN, R.D.; HARRING, J.R.; JONES, R.L.; HARTRANFT, A.M. Teaching bilingual learners: Effects of a language‐based reading intervention on academic language and reading comprehension in grades 4 and 5, Reading Research Quarterly, 55(1), p. 95-122, May 2019. DOI 10.1002/rrq.258. Available athttps://doi.org/10.1002/rrq.258. Access 18th Nov. 2022.

SUN-ALPERIN, M.; WANG, M. Cross-language transfer of phonological and orthographic processing skills from Spanish L1 to English L2. Reading & Writing, 24(5), p. 591-614, 2011. DOI 10.1007/s11145-009-9221-7.Available athttps://psycnet.apa.org/doi/10.1007/s11145-009-9221-7. Access Dec. 12th 2022.

SWANSON, H.; OROSCO, M.; LUSSIER, C. Cognition and Literacy in English Language Learners at Risk for Reading Disabilities. Journal of Educational Psychology, 104(2), p. 302-320, 2012. DOI 10.1037/a0026225. Available at https://www.researchgate.net/publication/239840196_Cognition_and_Literacy_in_English_Language_Learners_at_Risk_for_Reading_Disabilities. Access 11th Nov. 2022.

WACKERLE-HOLLMAN; A., DURÁN, L.; BRUNNER, S., PALMA, J.; KOHLMEIER, T.; RODRIGUEZ, M. Developing a Measure of Spanish Phonological Awareness for Preschool Age Children: Spanish Individual Growth and Development Indicators. Educational Assessment, 24(1), p. 33-56, 2019. Available atchrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED595878.pdf Access 11th Nov. 2022.

Archivos adicionales

Publicado

31-07-2023