Elaboração do protótipo de verbete para um dicionário de aprendizagem de ELE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40262

Palabras clave:

Dicionário, Espanhol como língua estrangeira (ELE), Turismo

Resumen

O presente trabalho é resultado do reconhecimento da importância dos estudos e das pesquisas no âmbito da Terminologia e da Lexicografia como aporte teórico para a educação, especialmente, referentes ao ensino de língua estrangeira (doravante LE) no curso de Turismo. Objetiva analisar termos da área do turismo no dicionário de aprendizagem Señas (2002) para saber se há informações enciclopédicas e culturais, a fim de elaborar um protótipo de microestrutura lexicográfica com os termos selecionados, contemplando as informações supracitadas. Para a realização do estudo, seguimos os passos metodológicos, a saber: I) coleta de textos do turismo em língua espanhola; II) seleção dos termos da área do turismo nas subáreas de patrimônio e gastronomia; III) confirmação da presença dos termos selecionados no dicionário Señas (2002); IV) análise lexicográfica dos verbetes selecionados; V) organização do modelo de microestrutura do dicionário de aprendizagem de ELE para estudantes brasileiros de ELE no turismo. A partir dessa análise, constatamos que os verbetes analisados no dicionário Señas (2002) e, mais especificamente, as definições e os exemplos de uso dos 4 (quatro) termos selecionados das subáreas de patrimônio e gastronomia, ainda carecem de informações enciclopédicas e culturais, seja em suas definições, seja em seus exemplos de uso.

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Biografía del autor/a

Melissa de Souza Veras, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar

Glauber Lima Moreira, Universidade Federal do Piauí

Possui doutorado em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (2018). Atua como professor de Espanhol do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

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Publicado

31-07-2023