Alfabetização em tempos de pandemia

universidade e escolas em interface

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40306

Palabras clave:

Alfabetização, Pandemia, Consciência fonológica, Princípio alfabético

Resumen

O artigo apresenta os resultados decorrentes das ações do projeto Alfabeletrando – Laboratório de Alfabetização, uma parceria entre uma universidade e um município da Serra Gaúcha-RS, que objetivou auxiliar cerca de 140 crianças do 1º ao 4º ano com dificuldades na aquisição do princípio alfabético, decorrentes do contexto pandêmico. A metodologia consistiu na aplicação de três meses de intervenções didáticas intercaladas que ocorreram em dois dias por semana, no contraturno escolar. A fim de avaliar o percurso de aprendizagem, foi aplicado o Teste de Avaliação da Consciência Fonológica (TACF) no início e no final das intervenções, em uma amostra do público de intervenção. Os resultados revelaram uma melhora significativa no desenvolvimento de habilidades específicas de diferentes níveis de consciência fonológica. Avaliamos como positiva a interface constituída entre universidade e poder público na concretização dessa ação de mitigação dos efeitos da pandemia no processo de alfabetização de crianças.

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Biografía del autor/a

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos cursos de Letras, Pedagogia e Medicina da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Coordenadora da pesquisa institucional O ensinar da infância à idade adulta – olhares de professores e alunos e do Grupo de Trabalho Ensino, Linguagens e Tecnologias. Pesquisa temas vinculados ao processamento da linguagem e ao ensino mediado por tecnologias digitais.

Grasiela Kieling Bublitz, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Letras. Docente do Curso de Letras e de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Coordenadora do Projeto Alfabeletrando – Laboratório de Aprendizagem. Atua em ações de extensão e na formação continuada de professores com a temática da alfabetização.

 

Natália Taís Scherer, Universidade do Vale do Taquari

Estudante do Curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Bolsista de Iniciação Científica.

Érika Luíse Benini, Universidade do Vale do Taquari

Diplomada em Letras pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. Professora da Educação Básica.

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Publicado

31-07-2023