Potencial argumentativo dos conectores de causalidade ampla

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43884

Palabras clave:

Ensino, Argumentação, Conectores, Relações lógicas

Resumen

Este artigo tem por temática o emprego de conectores da causalidade, com o enfoque na relação lógica de causa e efeito face outras relações discursivo-inferenciais como as explicativas, condicionais e finais ou resultativas. O objetivo primordial é observar as funções sintática e semântico-pragmática dos elementos coesivos presentes na construção textual, cuja descodificação é essencial para se compreender a intenção argumentativa dos enunciadores. Com base em um aparato teórico que engloba estudos do texto como discurso e que permite compreender a interface discurso-argumentação, apresenta-se uma visão reflexiva da gramática, por meio da análise de enunciados reais de produção escrita. Serão analisadas construções em gêneros como charge, cartum e tirinha, diferentemente de abordagens tradicionais da Escola, que priorizam os reconhecimentos da metalinguagem e da prescrição. Espera-se que as reflexões feitas e as análises propostas possam contribuir para um ensino de leitura e interpretação mais consciente e que desenvolva as competências argumentativa e comunicativa dos alunos, em variados gêneros textuais.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Franca — campus avançado da USP. Realizou Pós-Doutorado em Análise do Discurso pela Universidade Paris 13, sob a supervisão de Patrick Charaudeau. Professora Titular e Emérita de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Claudia Assad Alvares, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharela e Licenciada em Letras – Português/Latim e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduada em Psicologia pela UFRJ. Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE).

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Publicado

23-08-2024