Potencial argumentativo dos conectores de causalidade ampla
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43884Palabras clave:
Ensino, Argumentação, Conectores, Relações lógicasResumen
Este artigo tem por temática o emprego de conectores da causalidade, com o enfoque na relação lógica de causa e efeito face outras relações discursivo-inferenciais como as explicativas, condicionais e finais ou resultativas. O objetivo primordial é observar as funções sintática e semântico-pragmática dos elementos coesivos presentes na construção textual, cuja descodificação é essencial para se compreender a intenção argumentativa dos enunciadores. Com base em um aparato teórico que engloba estudos do texto como discurso e que permite compreender a interface discurso-argumentação, apresenta-se uma visão reflexiva da gramática, por meio da análise de enunciados reais de produção escrita. Serão analisadas construções em gêneros como charge, cartum e tirinha, diferentemente de abordagens tradicionais da Escola, que priorizam os reconhecimentos da metalinguagem e da prescrição. Espera-se que as reflexões feitas e as análises propostas possam contribuir para um ensino de leitura e interpretação mais consciente e que desenvolva as competências argumentativa e comunicativa dos alunos, em variados gêneros textuais.
Descargas
Citas
AZEREDO, J. C. de. Iniciação à sintaxe do português. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
CARONE, F. de B. Subordinação e coordenação – confrontos e contrastes. São Paulo: Ática, 1988.
CASTILHO, A. T de. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
GOUVÊA, L. H. M. Operadores argumentativos: uma ponte entre a língua e o discurso. In: PAULIUKONIS et alii. Estratégias de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 105-117.
GUIMARÃES. E. Texto e argumentação: um estudo de conjunções do português. Campinas: Pontes, 1987.
OLIVEIRA, H. F. Traços semânticos. Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993. Não publicado.
TRAVAGLIA, L. C. Da distinção entre orações coordenadas explicativas e orações subordinadas adverbiais causais: uma questão sintática, semântica ou pragmática? Letras & Letras, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 241-286, 1986.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no primeiro e no segundo graus. São Paulo: Contexto, 1996.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1.º e 2.º graus. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
TRAVAGLIA, L. C. A gramática na escola / Língua Portuguesa: o ensino de gramática. Salto para o Futuro – Boletim, v. 3, p. 73‐97, 2007.
TRAVAGLIA, L. C. Conhecimento linguístico e a elaboração de atividades de ensino / aprendizagem. In: Anais do I Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: Abordagens Metodológicas. CD-ROM. Uberlândia: EDUFU, 2009.
VOGT, C. Indicações para uma análise semântica argumentativa das conjunções ‘porque’, ‘pois’ e ‘já que’. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 1, p. 35-50, 1978.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.