A representação discursiva para a mulher negra em contos do livro Olhos d’água de Conceição Evaristo
uma análise sistêmico-funcional
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43892Palabras clave:
Gramática Sistêmico-Funcional, Representações Discursivas para a Mulher Negra, Olhos d’água, Conceição EvaristoResumen
Este trabalho tem por objetivo analisar as representações discursivas para a mulher negra em contos do livro Olhos d’água de Conceição Evaristo a partir do pressupostos teórico-metodológicos da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), atentando, particularmente, para a representação discursiva no âmbito do sistema de Transitividade. Para a análise qualitativa dos dados, dividimos a pesquisa em duas etapas: análise contextual, em que verificamos o campo, as relações e o modo; e análise linguística, em que investigamos as representações para a mulher negra tendo em vista o sistema de Transitividade, o sistema de Modalização e a Estrutura Temática. Os resultados da pesquisa revelam que os processos materiais e mentais instanciam significados ligados às ações da mulher negra e aos seus sentimentos e pensamentos. Quanto à modalização, as proposições, em geral, são marcadas pelo grau alto de probabilidade, com a narradora como fonte da avaliação subjetiva explícita. No que diz respeito à articulação Tema-Rema, o Tema simples não marcado constitui o ponto de partida para a interpretação das representações discursivas da mulher negra como “forte”, “sábia”, “ancestral”, “boa”, mas, também, como uma mulher “estigmatizada”, “violentada” e “marginalizada” pelo sistema.
Descargas
Citas
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional Grammar. 3. ed. London: Hodder Education, 2004.
LIMA, L. O. Espelho, espelho meu, existe alguém mais doida ou santa do que eu? Representações para a mulher em crônicas de Martha Medeiros. 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/9922/LIMA%2c%20LETICIA%20OLIVEIRA%20DE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 fev. 2024.
MARIANO, Z.; INÁCIO, E. Estética da interseccionalidade: uma análise do conto Ana Davenga, de Conceição Evaristo. REVELL: Revista de Estudos Literários da UEMS, v. 1, n. 24, p. 466-480, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4818. Acesso em: 28 fev. 2024.
ROSSI, A. M. Diferentes vozes, diferentes olhares: representações para as mulheres na perspectiva sistêmico-funcional nos evangelhos. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade de Santa Maria, Santa
Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/9927?show=full. Acesso em: 28 fev. 2024.
SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993.
VENTURA, C. S. M.; LIMA-LOPES, R. E. O tema: caracterização e realização em português. Direct Papers, v. 47, p. 1-18, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista (Con)Textos Linguísticos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.