Uma investigação sobre hábitos de leitura e escrita e funções executivas em estudantes concluintes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45413Palabras clave:
Hábitos de leitura e escrita, Cognição, Funções executivas, Memória de trabalho, MetacogniçãoResumen
O presente estudo tem por objetivo investigar os hábitos de leitura e escrita de estudantes concluintes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, relacionando esses hábitos com dados neuropsicológicos e sociodemográficos. A partir desse objetivo, a pesquisa explora a relação entre leitura, escrita e memória de trabalho, destacando a influência das funções executivas nesse contexto. Fazem parte do estudo 41 estudantes concluintes do curso técnico de dois campi de uma instituição federal do Rio Grande do Sul (RS). Para a pesquisa, foram aplicados questionários de perfil, de hábitos de leitura e escrita, socioeconômico e sociodemográfico, além do subteste de memória de dígitos e de span de palavras. A análise dos dados mostrou uma correlação significativa entre o desempenho no teste Digit Backwards e os hábitos de escrita, Digit Backwards e hábitos de leitura e de escrita; também houve correlação significativa entre word span e hábitos de escrita. Os resultados ressaltam os impactos da frequência na leitura e na escrita na memória de trabalho e evidenciam a necessidade de estratégias educacionais que promovam tanto a leitura quanto a escrita — habilidades essenciais para o desempenho acadêmico e cognitivo do estudante.
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