PRELIMINARES ICONOTEXTUAIS DA COPA DE 2014: O (CONTRA) DISCURSO DA LOGOMARCA
Resumen
Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, estamos na iminência de viver de perto um cenário de tematização do país a partir das questões do futebol, essa grande fonte de identificação cultural para os brasileiros. O projeto Discursos e imagens do Brasil na Copa de 2014 – cujo objetivo é flagrar no entorno discursivo da Copa no Brasil modos de ver e dizer o país – toma como corpus de pesquisa a produção textual e imagética disseminada na internet em torno da logomarca da Copa de 2014 para proceder a uma análise discursiva dos ethé que se constituem e se confrontam entre discurso oficial – e um ethos de nação vitoriosa visado pelos organizadores – e os ethé produzidos nas flutuações contra-discursivas dessa leitura disseminada que expõe, ao contrário, as diferenças, contradições, impropriedades que a escolha dessa imagem, que o próprio país e que as hierarquias internacionais em jogo encerram.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.