PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
Resumen
O interesse em pesquisar o Estágio Supervisionado (ES) vem aumentando no meio acadêmico brasileiro nas últimas décadas. As inquietações dos sujeitos envolvidos nesta prática são muitas, especialmente por esta disciplina ser considerada como uma das possibilidades para superar o fosso existente entre teoria e prática. Entre estas inquietações, focalizamos neste estudo o desafio representado pelo uso das tecnologias em educação (TE) como dispositivo de inovação pedagógica no ensino da Língua Inglesa (LI) nas escolas da educação básica. Apoiadas nos estudos de Paiva (2013), Leffa (2012) e Pimenta e Lima (2004), buscamos identificar as percepções dos estagiários em relação aos aportes tecnológicos que utilizam na iniciação à docência na disciplina ES II em LI. Este estudo exploratório, de caráter qualitativo, analisou além de oito relatórios finais de estágio, questionários semiestruturados aplicados aos alunos da disciplina, no período letivo de 2012/02. Os resultados indicam que 88% dos alunos nunca utilizaram as TE antes do ES. As ferramentas mais utilizadas foram PowerPoint, quiz online, webquest e facebook. As percepções quanto ao uso destas ferramentas na educação foram positivas. Consideramos que apesar das exigências do mundo globalizado, falta ainda nas nossas licenciaturas a incorporação da discussão do uso das tecnologias educativas na formação de professores.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.