O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32230Palavras-chave:
Leitura, Teoria dos Esquemas, Atividades de Pré-leituraResumo
O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos das atividades de pré-leitura Redefinição Contextual e Organizador Gráfico na compreensão leitora de alunos brasileiros de inglês dos níveis pré-intermediário e avançado. Com base na Teoria dos Esquemas (RUMELHART, 1980; ANDERSON; PEARSON, 1998), esperava-se que ambas as atividades tivessem um efeito positivo na compreensão leitora dos alunos. Através de medidas repetidas, a compreensão dos alunos foi testada por meio da evocação do conteúdo lido e de perguntas de compreensão. A análise quantitativa revelou que o tratamento com a atividade Redefinição Contextual enfraqueceu a compreensão dos alunos pré-intermediários. Por outro lado, teve um efeito positivo na compreensão leitora dos alunos avançados quando medida por questões de compreensão. Por sua vez, a atividade Organizador Gráfico teve um efeito positivo na compreensão dos alunos pré-intermediários, ao passo que diminuiu a compreensão leitora dos alunos avançados quando medida por evocação do conteúdo lido e não surtiu nenhum efeito quando medida por questões de compreensão.
Downloads
Referências
AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
ALIPANAHI, F.; MAHMOUDI, R. Pre-reading Activities and Reading Comprehension. Advances In Environmental Biology, v. 11, n. 8, p. 742-747, jul. 2014.
ANDERSON, R. C.; PEARSON, D. P. A schema-theoretic view of basic processes in reading comprehension. In: CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 35-55.
AZIZIFAR, A.; ROSHANI, S.; GOWHARY, H.; JAMALINESARI, A. The Effect of Pre-reading Activities on the Reading Comprehension Performance of Ilami High School Students. Procedia: Social and Behavioral Sciences, n. 192, p. 188-194, jun. 2015.
CARRELL, P. L. Introduction: Interactive approaches to second language reading. In: CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 1-7.
CLARKE, M. A. The short circuit hypothesis of ESL reading - or when language competence interferes with reading performance. In: CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 114-124.
COHEN, J. Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. Hillsdale: Erlbaum, 1988.
DAVIES, F. Introducing reading. London: Penguin Group, 1995.
HASHEMI, A.; MOBINI, F.; KARIMKHANLOOIE, G. The Impact of Content-based Pre-reading Activities on Iranian High School EFL Learners' Reading Comprehension. Journal of Language Teaching and Research, v. 7, n. 1, p. 137-145, jan. 2016.
HUDSON, T. The effects of induced schemata on the “short circuit” in L2 reading: Non-decoding factors in L2 reading performance. In: CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 183-205.
JAHANGARD, A.; MOINZADEH, A.; KARIMI, A. The Effect of Grammar vs. Vocabulary Pre-teaching on EFL Learners' Reading Comprehension: a schema-theoretic view of reading. Journal of English Language Teaching and Learning, n. 8, p. 91-113, 2011.
LEVINE, A.; REVES, T. The four-dimensional model: Interaction of schemata in the process of FL reading comprehension. TESL Canada Journal, v. 2, n. 11, p.71-84, 1994.
MAUNSELL, M. Academic Pre-reading Activity Menus to Support International ESL Students in Higher Education. The Catesol Journal, v. 31, n. 1, p. 1-12, 2019.
MIHARA, K. Effects of pre-reading strategies on EFL/ESL reading comprehension. TESL Canada Journal, v. 2, n. 28, p.51-73, 2011.
MOGHADDAM, N. N.; MAHMOUDI, A. The Effect of Pre-reading Activities on Reading Comprehension of Iranian EFL Learners. Advances in Language and Literary Studies, v. 3, n. 7, p. 235-242, jun. 2016.
MOHAMMADI, M.; MOENIKIA, M.; ZAHED-BABELAN, A. The role of advance organizer on English language learning as a second language. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 2, n. 2, p.4667-4671, 2010.
MOORE, D. W.; READANCE, J. E.; RICKELMAN, R. J. Pre-reading activities for content area reading and learning. 2. ed. Newark, Delaware: International Reading Association, 1999.
ROSCIOLI, D. C. The relationship between technical high school Brazilian students’ working memory capacity, pre-reading activities, and inference generation in reading comprehension in L2. 2017. 470 f. Tese (Doutorado em Inglês) - Programa de Pós-Graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
RUMELHART, D. E. Schemata: The building blocks of cognition. In: SPIRO, R. J. et al. Theoretical issues in reading comprehension. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1980.
TOMITCH, L. M. B. An analysis of the potential selection strategies which may determine the contents of the short-term, working memory system. Mimeo, UFSC, Florianópolis, 1990.
TOMITCH, L. M. B. Schema activation and text comprehension. Fragmentos, v. 2, n. 3, p. 29-43, 1991.
TOMITCH, L. M. B. Reading: Text organization, perception, and working memory capacity. 7. ed. Florianópolis: Pós-Graduação em Inglês - UFSC, 2003. (Advanced Research in English Series).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.