Portagem sociodiscursiva
os efeitos da edição no documentário Vozes de Mariana
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v16i33.37557Palavras-chave:
Edição, Audiovisual, Patemização, Imaginários, Vozes de MarianaResumo
Neste artigo, procuramos investigar o processo de construção e mediação editorial de uma série documental produzida pelo jornal Estado de Minas, denominada Vozes de Mariana, que trata sobre os atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, em 5 de novembro de 2015. Em uma perspectiva discursiva, analisamos a edição de três entrevistas presentes na série com base nos registros brutos dos vídeos e nos editados. Para tanto, o quadro teórico metodológico foi constituído a partir das proposições do linguista francês Charaudeau sobre imaginários sociodiscursivos e patemização. Concluímos que, apesar de a produção audiovisual passar por vários processos e etapas, é na edição que é possível definir o enquadramento e deixar transparecer os efeitos de sentido imaginados e propostos. Dessa forma, temos uma versão produzida pelo veículo de comunicação, e, por isso, as filtragens realizadas para a construção do produto final chamamos de portagem sociodiscursiva.
Downloads
Referências
ALEXIÉVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
AMARAL, Márcia Franz. O enquadramento nas catástrofes: da interpelação da experiência ao relato da emoção. Contracampo, Niterói (RJ), n. 22, p. 65-82, fev. 2011.
CHARAUDEAU, P. Pathos e discurso político. In: MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, William e MENDES, Emilia (org.), As Emoções no Discurso, Volume 1. Rio de Janeiro : Lucerna, 2007b. p. 240-251.
CHARAUDEAU, P. Les stéréotypes, c´est bien, les imaginaires, c´est mieux. In : BOYER, H. Stéréotypage, stéréotypes: fonctionnements ordinaires et mises en scène. Langue(s), discours. Vol. 4. Paris : Harmattan, 2007b. p. 49-63.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Tradução de Fabiana Komeu e Dílson Ferreira da Cruz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
FOLHA DE S.PAULO. Manual da redação da Folha de S.Paulo. São Paulo: Folha de S.Paulo, 2001.
HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, TV, rádio e Internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2012.
MENDES, Orlando. Portagem. São Paulo: Ática, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.