Uma apropriação de cenografia

o uso da cenografia jornalística para difusão do discurso de ódio contra pessoas trans

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i37.41450

Palavras-chave:

Análise do Discurso francesa, comunicação digital, cenografia, jornalismo, desinformação.

Resumo

A desinformação encontra um terreno fértil na web para sua disseminação. Dentre outros motivos, uma das causas desse fenômeno pode ser a fragilização das cenas englobante e genérica (Maingueneau, 2010), realidade detectada por Maingueneau já antes da popularização da web, mas que se potencializa nos enunciados produzidos nesse médium, permitindo que discursos de um gênero se passem como integrantes de outro. Tendo isso em vista, este artigo objetiva entender algumas estratégias enunciativas e técnicas presentes em enunciados de desinformação contra a comunidade transexual, publicados no perfil do Twitter da Revista Oeste. Nesse processo, lançamos mão do conceito de cenografia (Maingueneau, 2010, 2017) e do tecnodiscurso (Paveau, 2021), para, a partir do prisma da Análise do Discurso de linha francesa, investigar características da cenografia iconotextual e arquitetural no perfil da Revista Oeste que criam uma cenografia típica do discurso jornalístico. Concluímos que, por mais que os enunciados desse perfil façam emergir pré-construídos (Pechêux, 1975) transfóbicos, a criação de uma cenografia jornalística cria a impressão de que estes sejam enunciados jornalísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fellipe Leite, Universidade Estadual Paulista

Graduado em Jornalismo na Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), Câmpus de Bauru; Mestrando em Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - Câmpus de São José do Rio Preto, SP, Brasil. Endereço eletrônico: fellipe.g.leite@unesp.br

Érika de Moraes, Universidade Estadual Paulista

Doutora e Mestre em Linguística pela UNICAMP, com pós-doutoramento pela Université Paris-Sorbonne. Graduada em Jornalismo (Unesp) e Letras (Universidade do Sagrado Coração). Docente na Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), Câmpus de Bauru; credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do IBILCE-UNESP, Campus de São José do Rio Preto. Doutora em Linguística pela UNICAMP, com pós-doutoramento pela Université Paris-Sorbonne. Endereço eletrônico: erika.moraes@unesp.br

Referências

BERTRAND, C-B. A deontologia das mídias. Bauru: EDUSC, 1999.

BEZERRA, A; BRISOLA, A. Desinformação e circulação de “fake news”: Distinção, diagnóstico e reação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 19, 2018, Londrina. (Comunicação Oral) [...] Londrina: 2018. p. 3316-3330.

COURTINE, J-J. Análise do Discurso Político: O discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EduFSCar, 2009.

FOLHA DE S. PAULO. Manual da Redação: As Normas de Escrita e Conduta do Principal Jornal do País. São Paulo: PubliFolha, 2021.

LAGE, N. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2011.

LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. Petrópolis: Editora Vozes, 1981.

MAINGUENEAU, D. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MAINGUENEAU, D. Gêneros do discurso e web: existem os gêneros web? Revista da ABRALIN, v. 15, n. 3. p. 135-160, 2017.

MORAES, E. Aplicativos de notícias, destacamento e efeitos de sentidos: representações internacionais sobre o Brasil (em UOL e Le Monde). São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019.

MORAES, E. A sintaxe do destacamento como elemento discursivo da contemporaneidade. Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 49, n. 3, p.1551-1568, 2020.

PAVEAU, M-A. Análise do Discurso Digital: Dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes Editores, 2021.

PÊCHEUX, M. Determinação, formação do nome e encaixe, In: ORLANDI, E. [et al.]. (Org) Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1995, p. 95-103.

PÊCHEUX, M. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora UNICAMP, 2014.

SERRANO, P. Desinformação: como os meios de comunicação ocultam o mundo. Rio de

Janeiro: Espalhafato, 2010.

Arquivos adicionais

Publicado

21-12-2023