Uma investigação sobre hábitos de leitura e escrita e funções executivas em estudantes concluintes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45413

Palavras-chave:

Hábitos de leitura e escrita, Cognição, Funções executivas, Memória de trabalho, Metacognição

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar os hábitos de leitura e escrita de estudantes concluintes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, relacionando esses hábitos com dados neuropsicológicos e sociodemográficos. A partir desse objetivo, a pesquisa explora a relação entre leitura, escrita e memória de trabalho, destacando a influência das funções executivas nesse contexto. Fazem parte do estudo 41 estudantes concluintes do curso técnico de dois campi de uma instituição federal do Rio Grande do Sul (RS). Para a pesquisa, foram aplicados questionários de perfil, de hábitos de leitura e escrita, socioeconômico e sociodemográfico, além do subteste de memória de dígitos e de span de palavras. A análise dos dados mostrou uma correlação significativa entre o desempenho no teste Digit Backwards e os hábitos de escrita, Digit Backwards e hábitos de leitura e de escrita; também houve correlação significativa entre word span e hábitos de escrita. Os resultados ressaltam os impactos da frequência na leitura e na escrita na memória de trabalho e evidenciam a necessidade de estratégias educacionais que promovam tanto a leitura quanto a escrita — habilidades essenciais para o desempenho acadêmico e cognitivo do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Schneider, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Letras - Estudos Linguísticos, especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Participou do Programa Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, com bolsa CAPES, no Institute of Education (IOE) da Universidade de Londres. Realizou estágio de doutorado no Laboratório de Neurolinguística do The Graduate Center (CUNY), com bolsa pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), sob a orientação da professora Dra. Loraine K. Obler. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá.

Lucilene Bender de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio sanduíche no Learning Research and Development Center (LRDC) da Universidade de Pittsburgh. Mestra em Letras (Leitura e Cognição) e graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Farroupilha, atuando no Mestrado Profissional em Educação Básica.

Sabrine Amaral Martins, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutora em Letras (Neuropsicolinguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestra em Linguística Aplicada (Aquisição, Variação e Ensino) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Graduada em Letras – Português – Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Instituto Federal Farroupilha, Campis São Borja. Vice-líder do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição e membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Society of Scientific Study of Reading (SSSR) e da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS).

Diane Blank Bencke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa CAPES. Realizou cursos de Advanced English Grammar e preparação para o exame IELTS na Cidade do Cabo e atuou como visiting scholar na UC Berkeley, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) na University of Missouri. Mestra e graduada em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com ênfase em Leitura e Cognição. Membra do Advisory Council do Braz-Tesol, do chapter do Rio Grande do Sul. Professora de Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rolante.

Referências

ARDILA, A. On the evolutionary origins of executive functions. Brain and Cognition, Orlando, v. 68, n. 1, p. 92–99, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bandc.2008. 03.003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA (ABEP). Critério de classificação econômica Brasil. São Paulo: ABEP, 2022. Disponível em: https://www.abep.org/criterio-brasil. Acesso em: 10 jun. 2024.

BADDELEY, A. D. The episodic buffer: a new component of working memory? Trends in Cognitive Sciences, Amsterdam, v. 4, n. 11, p. 417–423, 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/S1364-6613(00)01538-2.

BADDELEY, A. D. Working memory. New York: Oxford University Press, 1986.

BADDELEY, A. D. Working memory: theories, models, and controversies. Annual Review of Psychology, Palo Alto, v. 63, p. 1–29, 2012. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-120710-100422. Acesso em: 31 jul. 2024.

BADDELEY, A. D.; ANDERSON, M. C.; EYSENCK, M. W. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BADDELEY, A. D.; HITCH, G. J. Working memory. In: BOWER, G. H. (ed.). Psychology of learning and motivation: advances in research and theory. v. 8. New York: Academic Press, 1974. p. 47–90. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/s0079-7421(08)60452-1.

BAILER, C.; TOMITCH, L. M. B. Leitura no cérebro: processos no nível da palavra e da sentença. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 40, n. esp. 2, p. 149–184, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40nesp2p149.

BENCKE, D. B. Metacognição e funções executivas na leitura em língua materna e língua adicional. In: SOUSA, L. B.; SCHNEIDER, F.; BENCKE, D. B. Leitura, discurso e cognição. v. 1. Curitiba: Appris, 2020. p. 115–194.

BERNINGER, V. W. et al. Writing and reading: connections between language by hand and language by eye. Journal of Learning Disabilities, Thousand Oaks, v. 35, n. 1, p. 39–56, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/002221940203500104.

BUCHWEITZ, A. et al. Brain activation for reading and listening comprehension: an fMRI study of modality effects and individual differences in language comprehension. Psychology & Neuroscience, Bethesda, v. 2, n. 2, p. 111–123, 2009. DOI: https://doi.org/10.3922/j.psns.2009.2.003.

BUTTERFUSS, R.; KENDEOU, P. The role of executive functions in reading comprehension. Educational Psychology Review, New York, v. 30, p. 801–826, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-017-9422-6.

COHEN, J. Statistical power analysis. Current Directions in Psychological Science, Califórnia, v. 1, n. 3, p. 98–101, 1992. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8721.ep10768783.

DANEMAN, M.; CARPENTER, P. A. Individual differences in working memory during reading. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, Amsterdam, v. 19, n. 4, p. 450–466, 1980. DOI: https://doi.org/10.1016/S0022-5371(80)90312-6.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

DIAMOND, A. Executive functions. Annual Review of Psychology, Palo Alto, v. 64, p. 135–168, 2013. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750.

FERNANDEZ-DUQUE, D.; BAIRD, J. A.; POSNER, M. I. Executive attention and metacognitive regulation. Consciousness and Cognition, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 288–307, 2000. DOI: https://doi.org/10.1006/ccog.2000.0447.

FIELD, A.; MILES, J.; FIELD, Z. Discovering statistics using R. London: SAGE Publications, 2012.

FLAVELL, J. H. First discussant’s comments: what is memory development the development of? Human Development, New York, v. 14, n. 4, p. 272–278, 1971. DOI: https://psycnet.apa. org/doi/10.1159/000271221.

FLAVELL, J. H.; MILLER, P. H.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FONSECA, R. P.; SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. P. Instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN. São Paulo: Vetor, 2009.

GAGNÉ, E. D.; YEKOVICH, C. W.; YEKOVICH, F. R. The cognitive psychology of school learning. New York: Harper Collins College Publishers, 1993.

HRUBY, G. G. et al. Neuroscience and reading: a review for reading education researchers. Reading Research Quarterly, Newark, v. 46, n. 2, p. 156–172, 2011. DOI: http://www.jstor.org/ stable/41203419.

HÜBNER, L. C. et al. Naming and verbal learning in adults with Alzheimer's disease, mild cognitive impairment and in healthy aging, with low educational levels. Arquivos de Neuro-psiquiatria, São Paulo, v. 76, n. 2, p. 93–99, fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0004-282X20170190.

JOANETTE, Y. et al. Quando os hemisférios direito e esquerdo colaboram: a dinâmica inter-hemisférica subjacente à linguagem e suas implicações para a prática clínica e para o envelhecimento bem-sucedido. In: MACEDO, E. C. et al. Avanços em neuropsicologia: das pesquisas à aplicação clínica. São Paulo: Santos, 2007. p. 17–32.

JOHANSSON-MALMELING, C. et al. Written text production and its relationship to writing processes and spelling ability in persons with post-stroke aphasia. Aphasiology, London, v. 35, n. 5, p. 615–632, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/02687038.2020.1712585.

KELLOGG, R. T. A model of working memory in writing. In: LEVY, C. M.; RANSDELL, S. (ed.). The science of writing: theories, methods, individual differences and applications. Lawrence: Erlbaum Associates, 1996. p. 57–71. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203811122.

KINTSCH, W. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

KINTSCH, W.; VAN DIJK, T. A. Toward a model of text comprehension and production. Psychological Review, Washington, v. 85, n. 5, p. 363–394, 1978. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.85.5.363.

KOPKE FILHO, H. Estratégias para desenvolver a metacognição e a compreensão de textos teóricos na universidade. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 1, n. 2–3, p. 59–67, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85571997000100007.

LIVINGSTON, J. A. Metacognition: an overview. USA: ResearchGate, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/234755498_Metacognition_An_Overview. Acesso em: 31 jul. 2024.

MACARTHUR, C. A.; GRAHAM, S.; FITZGERALD, J. (ed.). Handbook of writing research. New York: Guilford Press, 1998.

MALLOY-DINIZ, L. F. et al. Avaliação neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2018.

MARGOLIN, C. M.; GRIEBEL, B.; WOLFORD, G. Effect of distraction on reading versus listening. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, Washington, v. 8, n. 6, p. 613–618, 1982. DOI: https://doi.org/10.1037/0278-7393.8.6.613.

NAHM, F. S. Nonparametric statistical tests for the continuous data: the basic concept and the practical use. Korean Journal of Anesthesiology, [s.l.], v. 69, n. 1, p. 8–14, 2016. DOI: https://doi.org/10.4097/kjae.2016.69.1.8.

OLIVE, T. Working memory in writing: empirical evidence from the dual-task technique. European Psychologist, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 32–42, 2004. DOI: https://doi.org/10.1027/1016-9040.9.1.32.

PLANTON, S. et al. The handwriting brain: a meta-analysis of neuroimaging studies of motor versus orthographic processes. Cortex, Amsterdam, v. 49, n. 10, p. 2772–2787, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cortex.2013.05.011.

RICKER, T. J.; AUBUCHON, A. M.; COWAN, N. Working memory. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, Nova Jersey, v. 1, n. 4, p. 573–585, 2010. DOI: https://doi.org/10.1002/wcs.50.

ROSCIOLI, D. C.; TOMITCH, L. M. B. A influência da capacidade de memória de trabalho na geração de inferências e na compreensão leitora. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, v. 66, p. e13543, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13543.

SCHNEIDER, F. et al. Neuroanatomical correlates of macrolinguistic aspects in narrative discourse in unilateral left and right hemisphere stroke: a voxel-based morphometry study. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, Rockville, v. 64, n. 5, p. 1650–1665, may 2021. DOI: https://doi.org/10.1044/2020_JSLHR-20-00500.

SMALL, G. W. iBrain: surviving the technological alteration of the modern mind. New York: Harper, 2009.

SOUSA, L. B. Perfil dos leitores com dificuldades de compreensão e possibilidade de intervenção. In: SOUSA, L. B.; SCHNEIDER, F.; BENCKE, D. B. Leitura, discurso e cognição. v. 1. Curitiba: Appris, 2020. p. 81–113.

SOUZA, J. A. S.; KENEDY, E. A leitura dos nativos digitais: uma abordagem psicolinguística. Soletras, Rio de Janeiro, n. 33, p. 189–211, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2017.29700.

TINDLE, R.; LONGSTAFF, M. G. Writing, reading, and listening differentially overload working memory performance across the serial position curve. Advances in Cognitive Psychology, Bethesda, v. 11, n. 4, p. 147, dec. 2015. DOI: https://doi.org/10.5709/acp-0179-6.

TIRRE, W. C.; PEÑA, C. M. Investigation of functional working memory in the reading span test. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 84, n. 4, p. 462, 1992. DOI: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0022-0663.84.4.462.

VAN DIJK, T. A.; KINTSCH, W. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983.

VOLLSET, S. E. Confidence intervals for a binomial proportion. Statistics in Medicine, New Jersey, v. 12, n. 9, p. 809–824, 1993. DOI: https://doi.org/10.1002/sim.4780120902.

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2024