Sociolinguística Educacional

por um ensino de língua(s) culturalmente sensível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45941

Palavras-chave:

Sociolinguística educacional, Ensino de língua portuguesa, Metodologia culturalmente sensível, Educação básica

Resumo

Sabe-se que o ensino de língua portuguesa na Educação Básica ainda precisa ser aperfeiçoado, considerando os baixos índices de letramento da população brasileira. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão: “Como a Sociolinguística Educacional pode contribuir para que as aulas de Língua Portuguesa, na Educação Básica, sejam mais efetivas para o letramento dos estudantes?”. Em termos metodológicos, essa pesquisa é de natureza qualitativa e gera dados por meio de revisão bibliográfica e análise documental, na medida em que também analisa documentos oficiais da educação. A análise indica que o ensino de língua portuguesa (ou de qualquer outra língua), na Educação Básica: (i) precisa ser culturalmente sensível; (ii) deve estar baseado em gêneros; (iii) precisa adotar, em todas aulas, uma concepção de língua enquanto fenômeno variável; e (iv) necessita ter foco no desenvolvimento da consciência (socio)linguística dos estudantes, para incentivo ao respeito pela heterogeneidade inerente ao povo e ao português brasileiro. Acredita-se, portanto, que a prática docente quanto ao ensino de língua(s), na Educação Básica, pode ser potencializada a partir de premissas dessa produtiva abordagem.

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Biografia do Autor

Ana Letícia Salazar Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Estudante de Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Integra o Grupo de Estudos Linguísticos Contemporâneos (GELIC), coordenado pela Profa. Dra. Marcela Langa Lacerda. Tem se dedicado a investigar, sistematizar e popularizar, por meio do trabalho de divulgação científica nas redes sociais, aspectos teórico-metodológicos e pedagógicos da Sociolinguística Educacional.

Marcela Langa Lacerda, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professora Associada do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Desenvolve pesquisas a partir de interfaces entre os campos variacionista, funcionalista e dialógico, com ênfase nos seguintes temas: variação e ensino; variação e gramaticalização; estilo linguístico; relação entre gêneros do discurso, formas e funções; expressão do futuro do presente; linguagem e identidade; usos sociais da língua em contextos específicos.

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Publicado

23-12-2024