ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM UM ABRIGO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15809Resumo
As instituições de abrigo infantil têm sido frequentemente citadas como locais de impacto negativo para o desenvolvimento neuromotor e constituem-se importantes fatores de risco para as infecções respiratórias agudas nesta população. Desta forma, o acompanhamento do desenvolvimento neuromotor e da função ventilatória de crianças institucionalizadas deve ser priorizado, com ações de prevenção e promoção da saúde. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de Fisioterapia em uma instituição de abrigo infantil no município de Governador Valadares, Minas Gerais. O projeto consistiu na avaliação do desenvolvimento motor e da função ventilatória de lactentes e crianças, atendimento fisioterapêutico e orientações às cuidadoras. A experiência no abrigo permitiu aos acadêmicos a integração do ensino com a prática, por meio de avaliação e tratamento fisioterapêutico em pediatria, identificação de fatores de risco relacionados à institucionalização e detecção de atraso no desenvolvimento motor e de sinais e sintomas respiratórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).