Construindo cidadania por meio da língua e da internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15324

Palavras-chave:

Cidadania, Extensão, Idiomas, Internacionalização

Resumo

O estudo tem como objetivo descrever um projeto de extensão intitulado "Construção de Cidadania por Meio da Língua", cujo objetivo foi promover o desenvolvimento de uma cidadania global na comunidade acadêmica alvo, por meio de ações que perpassam o uso de línguas estrangeiras em geral e do inglês em particular. Um objetivo secundário do projeto de extensão foi promover a internacionalização na instituição de ensino superior onde o projeto foi proposto. A metodologia de pesquisa é qualitativa e descritiva e os resultados da análise do projeto de extensão sugerem que ele teve um papel chave no desenvolvimento da internacionalização da instituição investigada. O estudo conclui que ações de extensão integradas ao planejamento institucional são importantes para alavancar e apoiar o desenvolvimento do processo de internacionalização institucional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DAVIES, I.; EVANS, M.; REID, A. Globalising citizenship education? A critique of ‘global education’ and ‘citizen education’. British Journal of Educational Studies. v.53, n.1, p.66-89. 2005.

FINARDI, K. R. The slaughter of Kachru’s five sacred cows in Brazil: affordances of the use of English as an international language. Studies in English language teaching. v. 2, n. 4, p. 401-411. 2014.

FINARDI, K. R.; CSILLAGH, V. Globalization and linguistic diversity in Switzerland: insights from the roles of national languages and English as a foreign language. In: GRUCZA, S.; OLPINSKA, M.; ROMANOWSKI, P. (Orgs.). Advances in understanding multilingualism. Frankfurt am Main: Peter Lang, p.41-56. 2016.

FINARDI, K. R.; FRANÇA, C. O inglês na internacionalização da produção científica brasileira: evidências da subárea de linguagem e linguística. Intersecções. Ed. 19, ano 9, n.2, p.234-250. 2016.

FINARDI, K.; ORTIZ, R. Globalization, Internationalization and Education: What is the Connection? International E-Journal of Advances in Education (IJAEDU). v. 1, p. 18-25.2015.

FINARDI, K. R.; PREBIANCA, G.; MOMM, C. F. Tecnologia na educação: o caso da internet e do inglês como linguagens de inclusão. Revista Cadernos do IL. v. 46, p. 193-208. 2013.

FINARDI, K. R.; PREBIANCA, G. V. V.; SCHMITT, J.; ANDRADE, D. F. Technology, English language teaching and internationalization at a crossroad: insights from the analysis of a virtual learning environment in Brazil. In: 7th International Conference of Education, Research and Innovation. ICERI2014 Proceedings. Sevilla: IATED, 2014. v. 1. p.4295-4304.

FINARDI, K. R.; SANTOS, J. M.; GUIMARÃES, F. F. A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da coordenação de letramento internacional de uma universidade federal. Interfaces Brasil/Canadá.v. 16, n. 1, p.233-255. 2016.

FINARDI, K. R.; TYLER, J. The role of English and technology in the internationalization of education: insights from the analysis of MOOCs. In: 7th International Conference on Education and New Learning Technologies. EduLearn 2015 Proceedings. Barcelona: IATED, 2015. v.1, p. 11-18, 2015.

GUIMARÃES, F. F. Programa Ciência sem Fronteiras: avaliação de procedimentos e experiências discentes da Universidade Federal do Espírito Santo. 2016. 203 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2016.

MATTOS, A. M. A. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI. Revista X. v. 1, n. 1, p. 33-47. 2011.

OLIVEIRA, R. S. Linha do tempo da didática das línguas estrangeiras no Brasil. Non plus. v. 4, n. 7, p. 27-38. 2015.

ORTIZ, R. A.; FINARDI, K. R. Social inclusion and CLIL: evidence from La Roseraie. In: International Conference on Education, Research and Innovation. ICERI 2015 Proceedings. Madrid: IATED, 2015. v.1, p. 7660-7666.

TILIO, R. C. Língua estrangeira moderna na escola pública: possibilidades e desafios.Educação & Realidade. v. 39, n. 3, p. 925-944. 2014.

TYMOCZKO, M. Trajectories of research in translation studies. Meta. n. 504, p.1082-1097, 2005.

Downloads

Publicado

23-02-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FINARDI, Kyria Rebeca; FURTADO GUIMARÃES, Felipe. Construindo cidadania por meio da língua e da internacionalização. Revista Guará, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 35–46, 2018. DOI: 10.30712/guara.v5i8.15324. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15324. Acesso em: 13 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 209

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.