O cinema de Charlie Chaplin: arte e libertação

Autores

  • Julia de Oliveira Fonseca UFV
  • Alesson Filipi Bernini UFV
  • Andréia Patrícia Gomes UFV
  • Rodrigo Siqueira Batista UFV

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9838

Resumo

O presente artigo tem por escopo relatar a experiência da Mostra de Cinema Charles Chaplin: Imagens da Sociedade Contemporânea, realizada em Viçosa, MG, parte do projeto de extensão Cinema, Saúde e Cidadania: Composições entre Bioética, Estética e Política. Foram exibidas as películas Tempos modernos e O grande ditador, a partir das quais foi tematizado, respectivamente, (1) o trabalho, empregando-se os referenciais teóricos de Marx e (2) as relações de poder na perspectiva de Foucault e Agamben. Ao final, pondera-se sobre a potencialidade de atividades dessa natureza permitirem a criação de espaços para a discussão sobre ética, cidadania e política, expondo aspectos da realidade que podem se constituir em sutis—e poderosos — mecanismos de captura do homem / da mulher na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Julia de Oliveira Fonseca, UFV

Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Alesson Filipi Bernini, UFV

Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Andréia Patrícia Gomes, UFV

Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Rodrigo Siqueira Batista, UFV

Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS)

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Como Citar

Fonseca, J. de O., Bernini, A. F., Gomes, A. P., & Batista, R. S. (2015). O cinema de Charlie Chaplin: arte e libertação. Revista Guará, 3(3). https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9838

Edição

Seção

Artigos